Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Emenda disciplinará uso de verba de 55 lotes urbanos em Apucarana

Emenda disciplinará uso de verba de 55 lotes urbanos em Apucarana

por Administrador publicado 17/02/2012 11h08, última modificação 08/04/2016 17h42
Os vereadores de Apucarana querem, através de uma emenda coletiva, disciplinar a aplicação dos recursos provenientes da venda de 55 lotes de terras, conforme projeto de lei enviado à Câmara pelo prefeito João Carlos de Oliveira

Os terrenos estão espalhados por várias regiões do município e juntos, conforme avaliação inicial, somam R$ 2.242,500,00. O projeto foi aprovado nesta quinta-feira (16), em sessão extraordinária, mas uma emenda deve ser apresentada na sessão desta sexta-feira, quando o projeto irá para a segunda votação. Uma terceira votação está prevista para a próxima quarta-feira (22).

“Nós procuramos os demais vereadores para deixar claro que não podemos aprovar a venda desses terrenos assim, sem mais nem menos. Trata-se de um patrimônio valioso do município, cuja venda precisa ser melhor disciplinada pelo Legislativo”, assinala o vereador Aldivino Marques, o “Val” (PSC). Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, ele defende que a emenda seja apresentada pela sua comissão e pela Comissão de Justiça e Redação.

Inicialmente, a emenda deve estabelecer que os recursos advindos da venda dos 55 lotes sejam gastos exclusivamente com a aquisição de imóveis para expansão dos parques industriais e para o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. “Apucarana toda sabe que faltam terrenos para fomentar o crescimento industrial da cidade e para a construção de moradias para as famílias de baixa renda. Nosso entendimento é que, se for para destinar os recursos para essas finalidades, a Câmara deve aprovar a venda. Caso contrário, não”, defende Val.

Segundo o vereador, a emenda também deve solicitar que, após o leilão dos terrenos, a Prefeitura informe à Câmara o nome das pessoas que arremataram cada um dos terrenos, bem como o valor pago. “A emenda está dentro do que estabelece a Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal. Toda a documentação relacionada a este assunto está à disposição do Ministério Público, Observatório Social e demais entidades, a fim de que tudo seja tratado com a maior transparência”, assinala Val.

Por fim,Val informa que uma comissão, formada por vereadores e servidores da Câmara, vai visitar os terrenos na tarde desta sexta-feira. O terreno com avaliação mais baixa teve o valor fixado em R$ 2,5 mil. Trata-se de uma área de 36,03 metros quadrados, localizada na Gleba Patrimônio Apucarana. Já o mais caro é uma área de 539,98 metros quadrados, localizado no Condomínio Green Ville, avaliada em R$ 155 mil.

17-02-12