Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Emoção marca sessão de entrega do Prêmio Mulher Destaque

Emoção marca sessão de entrega do Prêmio Mulher Destaque

por Assessoria de Imprensa publicado 09/03/2023 16h19, última modificação 09/03/2023 16h19
Sessão solene foi acompanhada por dezenas de pessoas, que lotaram as dependências da Câmara Municipal de Apucarana
Emoção marca sessão de entrega do Prêmio Mulher Destaque

Vereadores e mulheres homenageadas ao final da sessão solene desta quarta-feira (08)

Onze mulheres, dos mais distintos perfis, foram homenageadas na noite desta quarta-feira (08) pela Câmara Municipal de Apucarana, em sessão solene para a outorga do Prêmio Mulher Destaque. Foram onze histórias que carregaram o evento de emoção.

O Prêmio Mulher Destaque foi criado em 2017, através de projeto de lei apresentado pela então vereadora Márcia Regina da Silva Sousa, que foi uma das convidadas para o evento da Câmara. Ao lado dela, entre as mulheres convidadas para o evento, estavam também a vereadora licenciada e atual secretária municipal de Assistência Social, Jossuela Pireli, a ex-vereadora Telma Reis e a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin.

Presente ao evento na Câmara, o prefeito Júnior da Femac compôs e mesa de autoridades, e fez questão de que o espaço de fala reservado ao Executivo, no evento, fosse ocupado por uma mulher. Coube à secretária Denise Canesin falar em nome da administração municipal. Ela destacou a importância das homenagens às mulheres, e ressaltou os trabalhos pela transformação da sociedade, tornando-a mais afetiva, mais sensível e forte. Denise aproveitou para falar dos programas realizados pela secretaria da Mulher, atuando em várias frentes, de forma a promover o protagonismo da mulher. Ela lembrou de ações de fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, mas também dos cursos de qualificação profissional, do programa de economia solidária, que concorre atualmente a um prêmio nacional para cidades empreendedoras, do Ministério da Cultura, estando entre as três finalistas, ao lado de Juazeiro do Norte (CE) e Itabira (MG).

Uma das homenageadas da noite, a professora Jurnadel Costa Sousa Ferreira, também ocupou a tribuna da sessão solene, falando em nome das demais homenageadas. Para ela, o dia 8 de março, a homenagem às mulheres, é um dia especial. “Com satisfação me dirijo a todos em um dia tão especial. Hoje honramos mulheres que vieram antes de nós, que lutaram por nossos direitos e conquistaram muitas vitórias ao longo do caminho. Homenageamos mulheres importantes em nossas vidas, mães, avós, tias, primas, amigas e colegas de trabalho, que nos apoiam encorajam e nos inspiram, todos os dias”, disse. No entanto, também advertiu que embora seja dia momento de celebração, que seja também dia de reflexão, “pois há muito o que fazer pela independência das mulheres no Brasil e no mundo”, disse. Jurnadel reforçou dizendo que é preciso “refletir sobre desigualdades e violências que mulheres sofrem no Brasil”. Para ela, é momento de “combater o que normaliza essa desigualdade e violências contra as mulheres, momento de repensar atitudes e de construir uma sociedade sem preconceito e desigualdade”.

Após as homenagens, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Molina, também discursou aos presentes, destacando a importância da presença da mulher. “Tive oportunidade de conviver com mulheres maravilhosas. Aprendi muito”, disse. Molina destacou que, embora a sociedade tenha avançado muito nos últimos anos, ainda há um longo caminho a ser percorrido na luta por igualdade. “Temos muito o que avançar ainda para dar igualdade de condições”, afirma, lembrando, por exemplo, que do ponto de vista histórico, muitos espaços passaram a ser ocupados por mulheres muito recentemente.

Molina ainda destacou que há atualmente uma rede de proteção às mulheres vítimas de violências, um avanço importante construído nos últimos anos, mas uma rede que ainda precisa ser ampliada e fortalecida. “Precisamos lutar por uma sociedade mais igualitária e combater ainda mais as formas de violência contra as mulheres. Há muito o que fazer. As mulheres devem ser homenageadas e reconhecidas diariamente em nossa sociedade. E o reconhecimento que elas tem hoje ainda está aquém do merecimento delas”, disse.

Veja o resumo do perfil das mulheres homenageadas pela Câmara Municipal de Apucarana, com o Prêmio Mulher Destaque de 2023.

 

ALCINDA TIRONI GARCIA – HOMENAGEADA DO VEREADOR MAURO BERTOLI

Dona Alcinda Tironi Garcia tem 80 anos, é viúva de Manoel Garcia, ex-funcionário público do município de Apucarana. Mãe de seis filhos. É moradora do Núcleo Habitacional Castelo Branco há 46 anos. Começou a carreira profissional como professora do município, lecionando na escola da Gleba do Bejuim, depois veio para Apucarana e passou a lecionar no Correia de Freitas, onde atuou por muitos anos.

Sempre esteve envolvida em questões comunitárias. Foi presidente da Associação de Moradores do Castelo Branco por 10 anos, atuou como catequista por mais de 30 anos. Em 2017, foi membra ativa do Conselho Municipal do Idoso. Atualmente, é presidente do Apostolado da Oração e, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, reúne o grupo da terceira idade todas terças-feiras, para a confecção de artesanatos e um tradicional chá com o grupo.

 

ELIZABETH MIRYAN ZANONI DE MENEZES – HOMENAGEADA DO VEREADOR TIAGO CORDEIRO

 

Elizabeth Miryan Zanoni de Menezes é filha de pioneiros e natural de Apucarana. Começou na vida profissional como professora primária. Trabalhou como bancária, primeiro no Bradesco e depois, no antigo Banestado, onde se aposentou, em 2001, como gerente de negócios. De perfil empreendedor, se dedicou a atividades comerciais e na prestação de serviços. Fundou a Finincash Financiamentos, empresa que se tornou correspondente bancária do Paraná Banco para a região. Depois, entrou no ramo comercial de combustíveis, criando o Auto Posto Brasil Sul. Em seguida, o mercado de automóveis se mostrou oportuno e era criada a Finincash Veículos. Ela é casada, mãe de dois. Ela também é ministra extraordinária da sagrada família no santuário de São José, em Apucarana.

 

JURNADEL COSTA SOUSA FERREIRA – HOMENAGEADA DO VEREADOR MOISES TAVARES

 

Professora Jurnadel tem 50 anos de exercício profissional. É referência para uma geração inteira de apucaranenses que passaram pelos bancos escolares do Nilo Cairo e principalmente do antigo Quarto Grupo, a atual Escola Municipal João Antônio Braga Cortes. Ali, ela ingressou como professora no final da década de 1960. Foi professora, orientadora educacional, coordenadora e diretora até se aposentar, em 2011. Morando em Apucarana desde a infância, iniciou a vida de educadora na Escola Primária Getúlio Vargas. Essa escola pertencia ao pai de Jurnadel, seo Francisco Antônio de Sousa, que foi o primeiro professor homem a atuar em Apucarana. Ela fez o ginasial (o fundamental 2) no Ginásio estadual de Apucarana, o atual Nilo Cairo. Começou o curso Normal ali, foi para o Guilherme da Mota, o atual Izidoro Luiz Cerávolo. Formou-se em Ciências Econômicas na FECEA, também em pedagogia na FAFIJAN. Mesmo depois de aposentada, foi coordenadora do curso pré-vestibular ofertado pela prefeitura de Apucarana.

  

LIDIA SOUZA NAIRNE. HOMENAGEADA PELO VEREADOR MÁRIO FELIPPE.


Dona Lídia, nascida em 11 de setembro de 1955, costureira, é natural de Apucarana. Filha de dona Olga e seo Benedito, dona Lídia é um exemplo de resiliência. Casou-se com João Nairne e teve cinco filhas. Waldirene, Vanessa, Viviane, Valéria e Kátia.

Dona Lídia perdeu o esposo, João, e as filhas Waldirene e Viviane, todos vítimas da Covid 19. A pequena Katia faleceu poucos meses depois de nascer e Vanessa também foi tirada precocemente, em um acidente. A homenagem à dona Lídia é também lembrar de todos que nos foram levados durante a pandemia, e homenagear a todos que lutam, que resistem. Dona Lídia continua referência para seus cinco netos e para toda família e amigos, orgulhosos de sua trajetória.

 

MARIA DE LOURDES KREMER – HOMENAGEADA DO VEREADOR MARCOS DA VILA REIS

 

Dona Maria de Lourdes é uma referência para os moradores da região da Vila Reis, em Apucarana. Ela mora na Vila Reis desde 1959, portanto, tem 64 anos de história naquela comunidade. É funcionária pública desde 1989. O primeiro trabalho dela, no entanto, foi como professora voluntária no período diurno.

Em 1974 e em 1975, trabalhou no período noturno, fazendo a alfabetização de adultos, no antigo Mobral.

Quando prestou concurso para a função de auxiliar de ensino, em 1989, já possuía uma vasta experiência. Trabalhou por nove anos no cargo, que atualmente já não existe mais na carreira do funcionalismo. Em 1998, novamente prestou concurso público, para assistente administrativo, sendo aprovada e assumindo a função na secretaria da escola José de Alencar, onde permaneceu até 2016. Atualmente, ela trabalha na secretaria de assistência social do município. Ela é mãe de três filhos e orgulhosa avó de três netos.

 

MARIA DO CARMO PEREIRA MENDES MATIAS – HOMENAGEADA DO VEREADOR RODRIGO LIEVORE RECIFE

 

Maria do Carmo Pereira Mendes Matias é empresária. Carmo, como é conhecida pelos amigos, é uma das referências do empreendedorismo local. Ela tem um longo histórico de investimentos de sucesso em Apucarana. Ainda muito jovem, ajudava o pai a tomar conta do negócio. Iniciou a própria trajetória já nos anos de 1980, vendendo peças de vestuário de porta em porta e por muito tempo vendia produtos Tupperware, coordenando uma equipe com mais de 40 vendedoras. Em 91 abriu a loja Quatro Estações, em 94 abriu outra loja e não parou mais. Fundou a marca Bello Vicio em 96 e em 97 abriu a Sapattus. Com a inauguração do shopping, levou para lá suas lojas. Em 2009 fundou a loja By House, e em 2014, modernizou os empreendimentos do grupo, com a Loja Carmo Mendes e em 2016, abriu outra Belo Vicio. O Grupo acredita e investe em Apucarana. Carmo é reconhecida e respeitada pela capacidade empreendedora, pela fibra e dedicação.

 

MARINA RECHI - HOMENAGEADA PELO VEREADOR LUCAS LEUGI

 

Marina Rechi é dentista, dona de uma clínica de estética aqui em Apucarana a Estética Rechi. Ela empreendeu para realizar o sonho de oferecer um espaço moderno e inovador, que até então não existia na cidade. Os sonhos de empreender na profissão, também o do casamento e da maternidade, foram colocados a prova durante a pandemia, quando nasceram a clínica e a filha de Marina, a pequena Manuela, hoje com dois anos e meio. Além da crise econômica pelas restrições impostas pela Covid, ela enfrentou no período da pandemia, graves problemas de saúde com a filha, que chegou a permanecer internada por meses e passou por três cirurgias e também com o marido, igualmente submetido a uma delicada cirurgia naquele período.

Se 2022 foi o ano mais desafiador, também foi ano de vitória, uma vez que os percalços foram vencidos e todos os sonhos recolocados nos trilhos, sempre com Marina no centro das ações, como protagonista.

 

MARLENE LUIZA LOPES – HOMENAGEADA DO VEREADOR ANTONIO GARCIA

 

Marlene Luiza Lopes é uma figura das mais conhecidas na Vila Reis. Lá, desde 1992, acolhe diariamente as pessoas que vão à Unidade Básica de Saúde Pedro Barreto, em busca de atendimento em saúde. Marlene é técnica de enfermagem desde 1986 e, desde de agosto de 1992, trabalha na equipe da UBS da Vila Reis.

Marlene, que é natural de Marialva, é filha de agricultores, o seo Darci Lopes e a dona Zaira Casagrande.

A família se mudou para a região da Vila Reis no início dos anos de 1970. Depois de uns três anos morando no sítio, a família se mudou de vez para a Vila Reis, na rua Manoel dos Reis, onde Marlene reside até hoje. Na juventude, cursou ensino médio no Colégio Polivalente e depois se encontrou profissionalmente ao fazer o curso de técnica de enfermagem.

Marlene é homenageada representando as mulheres que lutam diariamente para conquistar seus espaços enquanto promovem o bem estar para a coletividade, usando a profissão como um carinho que se leva a todas as pessoas.

 

ROSMEIRE RIVELINI – HOMENAGEADA DO VEREADOR FRANCILEY PRETO POIM

 

Rosmeire Rivelini é advogada, servidora do município de Apucarana e professora universitária. Formada pela UEL e com pós graduações na Fecea e na Unicentro, trabalha na prefeitura de Apucarana desde 1977. É assessora técnica na Superintendência de Recursos Humanos, onde criou, desenvolveu e aprimorou rotinas de RH, elaborou decretos e leis, foi responsável por diversos concursos públicos desde 1997. Ela trabalha diretamente com servidores municipais, assessorando e orientando secretários municipais, sendo reconhecida pela excelência nos trabalhos realizados. Nas Salas de aulas de faculdades como a Unopar, a Fundação Educacional de Arapongas, A Sociedade Educacional Centro Norte do paraná e na FACCAR, em Rolândia, Rosmeire Rivelini também alcançou destaque como professora, lecionando principalmente as disciplinas de Legislação Social e Trabalhista, e Noções de Administração Pública.

 

VILMA MARIA BRITO DA SILVA – HOMENAGEADA PELO VEREADOR LUCIANO FACCHIANO

 

Vilma Maria é natural de Apucarana. Filha de dona Judite Brito e de seo Antônio Batista da Silva, casal que se fixou em Apucarana ainda nos anos de 1960. Ela é viúva de Tarciso Romão Filho, mãe de duas filhas, Nereide e Viviane, e avó de Matheus, Yasmin e Lis Maria.

Desde o início dos anos de 1990 Vilma Maria trabalha na área de saúde. Começou como atendente de enfermagem no Hospital da Providência, passou pelo Hospital Santa Maria, Casa de Saúde, Maternidade Nossa Senhora Aparecida, Maternidade Santa Helena, Santa Casa de Arapongas e Centro de Saúde de Marilândia do Sul.

Há 32 anos ela atua no Hospital da Providência, como técnica de enfermagem, no setor de ortopedia. Em todos os dias, ela construiu uma marca profissional, de atuar com carinho, respeito e amor pelos pacientes de Apucarana e de toda a região.

 

SÔNIA APARECIDA DELGADO – HOMENAGEADA DO VEREADOR LUCIANO MOLINA

 

A professora Sônia Aparecida Delgado é filha de Geraldo de Almeida Delgado e Cecília de Lima Delgado. Por muitos anos trabalhou no Colégio Cerávolo e atualmente atua no Colégio Platão. Sônia fez muito sucesso como atleta nos anos de 1970 e de 1980, integrando a seleção de basquetebol de Apucarana. Foi tetracampeã dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) em 1979 (Toledo), 1980 (Apucarana), 1982 (Umuarama) e 1983 (Ponta Grossa). Também foi vice campeã dos JAPS de 1977 (Arapongas) e ganhou a medalha de bronze em 1978 (Maringá).

Também como jogadora, no selecionado apucaranense ganhou títulos no Campeonato da Federação Paranaense e nos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s). Como atleta ainda fez parte da equipe de atletismo da Autarquia Municipal de Esportes de Apucarana (AMEA).

Também Integrou as seleções paranaense juvenil e adulta de basquete, além da seleção universitária, entre o fim dos anos 70 e no início dos anos 80.

No basquetebol feminino, foi treinadora das seleções das categorias de base e adulta do município. Também foi técnica dos Colégios Cerávolo e Platão, com várias conquistas nos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), principalmente nas fases municipal, regional e final. Sônia também atuou como auxiliar técnica da seleção paranaense juvenil, no início dos anos 80.