Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Exército realiza solenidade alusiva ao Dia da Vitória

Exército realiza solenidade alusiva ao Dia da Vitória

por Administrador publicado 07/05/2014 14h08, última modificação 08/04/2016 17h29
O 30º Batalhão de Infantaria mecanizado realizará, nesta quinta-feira (8), às 09h, no Monumento ao Expedicionário, ao lado da Câmara Municipal de Apucarana, a solenidade alusiva ao Dia da Vitória.

O evento contará com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, autoridades, Colaboradores Eméritos do Exército, Amigos do Batalhão, estudantes e familiares.          Durante a solenidade, será colocada uma corbelha de flores no Monumento ao Expedicionário em homenagem aos heróis da 2ª Guerra Mundial e feita a leitura de um texto alusivo a data.

O dia 8 de maio de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória, por ter sido a data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa.

Para nós, brasileiros, o Dia da Vitória serve para não esquecermos que um dia cerca de 25.000 homens enfrentaram toda sorte de dificuldades, com o adestramento diminuto, armamentos precários, a falta de experiência em oposição a um inimigo calejado de batalhas, um terreno adverso e severas condições climáticas.

Esses homens lutaram contra a intolerância, contra a opressão, contra o totalitarismo escravista e a discriminação racial. Devemos a eles, a vitória da liberdade, da democracia e da Paz, conquistada e embebida em sangue de bravos brasileiros, que defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo.

Este ano comemoramos 50 anos do feito histórico da Força Expedicionária Brasileira e 10 anos da Força de Paz no Haiti.