Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Incorporação da Faced pela Fecea é tema na Câmara

Incorporação da Faced pela Fecea é tema na Câmara

por Administrador publicado 02/03/2011 08h01, última modificação 08/04/2016 17h25
O professor Rogério Ribeiro, diretor da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea),
Incorporação da Faced pela Fecea é tema na Câmara

Professor Rogério Ribeiro, na tribuna da Câmara

esteve na noite desta segunda-feira (28) na Câmara, quando usou da tribuna para falar aos vereadores sobre possível incorporação da Faculdade Apucarana Cidade Educação (Faced). Ribeiro também convidou os vereadores para a audiência pública que será realizada nesta sexta-feira (04), às 14 horas, no salão nobre da Prefeitura, para debater este tema. Segundo ele, deverão estar presentes, entre outros, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, de quem partiu o pedido da audiência antes que se confirme a incorporação.

Desde ao ano passado, quando veio a público a crise sobre a Faced, vários vereadores passaram a criticar a sua criação, ocorrida na gestão do ex-prefeito Valter Pegorer. Para esses vereadores, os quase R$ 450 mil necessários para manter a instituição todo ano é dinheiro que vem fazendo muita falta nas escolas municipais. “Foi por isso que convidamos o professor Rogério Ribeiro para falar sobre a situação. Foi dele que partiu o estudo para incorporação, livrando o município de um ônus que ele não tem mais como suportar. Município tem que se preocupar com o ensino fundamental”, assinala o presidente da Câmara, Alcides Ramos(DEM).

Ribeiro explicou que a Fecea já tem um orçamento anual de R$ 6,5 milhões. “Para a Fecea, a incorporação da Faced não implicará num aumento significativo de gastos, pois já temos a sala de aula, as carteiras etc. No que diz respeito aos professores, temos 19 vagas já autorizadas para concurso e também podemos fazer contratações temporárias”, observa o diretor. Segundo ele, pela proposta cada curso da Faced passaria a oferecer 40 vagas – e não as 90 atuais. Para Ribeiro, é importante que da audiência também participem prefeitos, vereadores e outras lideranças de todo o Vale do Ivaí e também da região da Amepar.