Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de autoria da vereadora professora Jossuela que dá liberdade às igrejas durante a pandemia e catástrofes naturais, é aprovado em primeira votação

por Departamento de Imprensa publicado 05/10/2021 11h20, última modificação 06/10/2021 16h12
O projeto, em tramitação, deve passar por mais uma votação e segue para sanção

Sessão Ordinária de 04 de outubro de 2021

Na primeira Sessão Ordinária de outubro, a Câmara Municipal de Apucarana aprovou, por unanimidade, o projeto de autoria da vereadora professora Jossuela que reconhece as atividades religiosas e locais de culto como serviços essenciais ao Município de Apucarana, antes, durante e após tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.

Segundo a vereadora, o projeto tem como objetivo estabelecer que as igrejas e templos religiosos não podem ficar fechados diante de tais problemas, mas devem ter liberdade para realização de suas atividades e acolher os fiéis mesmo diante de medidas restritivas estabelecidas por governos, como aconteceu durante a pandemia do coronavírus.

As igrejas executam um trabalho importante em tempos de pandemia ao prestarem assistência espiritual e social às pessoas e famílias afetadas. “As igrejas têm papel fundamental na sociedade e neste momento de pandemia do coronavírus, ou seja, da Covid-19, sua importância tem grande destaque”, diz Jossuela.

A vereadora pontua que “através das igrejas estão sendo distribuídas cestas básicas, medicamentos e diversos atendimentos humanitários”.
Convidada da vereadora Jossuela, a Pastora Gisele Valério de Lima Prado dos Santos, da Igreja Bola de Neve, falou sobre o projeto em tramitação na Casa de Leis. “Além dos trabalhos que desenvolvo na Igreja ao lado do meu esposo, que também é pastor, atuo no serviço público na área de saúde. Passei e acompanhei momentos de desespero com o templo fechado durante um certo período da pandemia”, destacou.

Gisele afirmou que viveu dois extremos: “a fé e o caos, porque perdi colega de trabalho e ao mesmo tempo vi um povo que tem uma fé e que precisa estar dentro de um templo”, disse. Segundo ela, igreja nenhuma deve ficar fechada por causa da pandemia, porque é ela que dá socorro espiritual às pessoas e também assistência social. “Parabenizo pela iniciativa do projeto e tenho certeza que será de extrema importância para a nossa cidade”, completou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim, a igreja nunca deveria ter sido fechada durante a pandemia. “A igreja acolhe as pessoas, dá conforto e consolo a quem precisa”, disse.
O vereador Marcos da Vila Reis, que faz parte do grupo Renovação Carismática Católica (RCC), observou que, durante esta pandemia, as igrejas têm seguido todas as regras sanitárias. O mesmo ele não tem visto nas lanchonetes, restaurantes e outros locais onde há aglomerações de pessoas. “Isso é muito perigoso”, disse. “Espero que nunca mais voltem a fechar as igrejas”, acrescentou.

O projeto da vereadora vai para a segunda e última votação na sessão ordinária que será realizada no dia 13 de outubro e em seguida para sanção do prefeito Junior da Femac.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Também na sessão desta segunda-feira foi aprovada Moção de Aplausos para a Delegacia Regional de Contabilidade de Apucarana pelos 21 anos de relevantes serviços prestados à comunidade, de autoria do vereador Lucas Leugi.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, Marcos da Vila Reis fez a prestação de contas referente ao mês de setembro. “Finalizamos dia 31 de agosto com R$ 105.398,77. Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado a Prefeitura R$ 87.182,58; Duodécimo recebido R$ 1.044.120,59; rendimentos de aplicação financeira do mês R$ 1.503,56; rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassado a Prefeitura R$ 2.038,84; Despesas pagas no mês - R$ 751.174,00 e finalizamos o mês de setembro com saldo disponível em conta corrente de R$ 397.810,08”, detalhou Marcos.

SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara volta a se reunir na próxima quarta-feira (13/10), em horário regimental, às 16 horas, em função do feriado e ponto facultativo nos dias 11 e 12/10. A sessão poderá ser acompanhada através de transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo apucaranense no YouTube e também pelo site oficial da Câmara, acessando www.apucarana.pr.leg.br . A Câmara está aberta de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas.