Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Luiz Brentan pede cisternas nas escolas de Apucarana

Luiz Brentan pede cisternas nas escolas de Apucarana

por Administrador publicado 04/12/2011 18h04, última modificação 08/04/2016 17h26
O vereador Luiz Brentan (PSDB) pediu nesta semana que a Prefeitura de Apucarana instale cisternas e inicie a captação de água das chuvas nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) do município.

“Esta água deve ser aproveitada nas descargas dos sanitários e na limpeza do pátio, o que resultaria numa economia substancial para o município. Nós, vereadores, fizemos uma CPI neste ano, apontando uma dívida pública preocupante em Apucarana. Mais do que identificar e dimensionar o problema, é nosso dever também, como homens públicos e como cidadãos, apontar alternativas para que o município possa economizar e fazer frente a essas dificuldades”, salienta Brentan.

Ele lembra que são 37 escolas e 20 CMEIs usando diariamente água tratada para ações e serviços que poderiam ser resolvidos, em grande parte, com a água da chuva, captada e armazenada através de cisternas. “Sem dúvida, isso resultaria numa economia significativa, além de colocar o município numa condição de exemplo em termos de uso racional da água”, acrescenta Brentan.

Para ele, o fato de as cisternas serem instaladas nas creches e escolas também reforçaria a educação dos alunos no que diz respeito ao meio ambiente. “De um lado, todos nós estamos dizendo para as crianças que a água é um bem precioso e que poderá se tornar escasso num futuro não muito distante. Mas do outro, elas crescem vendo o emprego nem sempre adequado da água. É preciso falar com as novas gerações não só com palavras, mas também com exemplos concretos de ações que podem e devem ser seguidas a fim de proteger um bem indispensável à vida, que é a água”, finalizou Brentan.

03-12-11

registrado em: