Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na primeira Sessão Ordinária de 2022, Câmara elege membros das Comissões Permanentes

por Departamento de Imprensa publicado 07/02/2022 18h02, última modificação 07/02/2022 18h02
Também foram compostas duas Comissões Especiais: de Loteamento e Avaliação

Sessão Ordinária na Câmara de Apucarana

Na tarde desta segunda-feira (07/02), a Câmara Municipal de Apucarana realizou a 1ª Sessão Ordinária de 2022. Presidida pelo vereador Franciley Preto, Poim, a sessão contou com a presença, em plenário, de dez parlamentares.

Ao dar início às atividades do primeiro período legislativo da 18ª Legislatura, os vereadores elegeram sete Comissões Permanentes e duas Especiais para o ano em curso, conforme determina o Regimento Interno. A votação em plenário foi nominal e aberta, teve ainda a participação online do vereador Tiago Cordeiro, que estava em viagem a capital do Estado.

As Comissões Permanentes têm a função de analisar a constitucionalidade dos projetos que dão entrada na Casa, tanto do Legislativo quanto do Executivo, emitindo pareceres acerca de sua legalidade e constitucionalidade. Também poderá proceder estudos sobre assuntos de natureza essencial, ou ainda, de investigar fatos determinados de interesse da Administração.

“Tivemos uma sessão tranquila, onde fizemos a eleição das comissões. Esse será mais um ano de muito trabalho na Câmara de Apucarana. A partir da próxima semana teremos uma pauta com muitos projetos para serem discutidos e votados. Também vamos dar continuidade ao nosso trabalho de transparência, austeridade, comprometimento com o cidadão apucaranense. Que em 2022 possamos manter essa relação de parceria, de união e de cordialidade entre os poderes Legislativo, Executivo e com o Governo do Estado do Paraná. Todos nós temos um único interesse que é a melhoria da qualidade de vida de cada um que mora em nossa cidade. Estamos aqui para trabalhar, somar e atender a nossa comunidade”, afirmou Poim.

COMISSÕES

As comissões ficaram assim constituídas:

PERMANENTES:

VALDEIR TIAGO BATISTA CORDEIRO DE LIMA

JOSSUELA MARTINS PIRELLI

PRESTAÇÃO DE CONTAS

No início da primeira sessão, foram feitas as leituras de projetos, requerimentos e indicações que deverão tramitar a partir desta semana na Casa e nas Comissões. “Também tivemos a realização da prestação de contas de dezembro de 2021 e a prestação de constas anual referente a 2021. Na próxima sessão deveremos ter uma pauta com projetos e requerimentos para serem discutidos e votados”, finalizou o presidente Poim.

A prestação de contas foi realizada pelo vereador Marcos da Vila Reis. “Finalizamos o mês de novembro (30.11) com R$ 998.235,97 em conta corrente. Recebemos o Duodécimo no valor de R$ 1.044.120,59. Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado à Prefeitura R$ 149.915,10; rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassado à Prefeitura R$ 4.563,32; Despesas pagas no mês - R$ 1.155.652,75; Devolução do Saldo do Duodécimo R$ 874.572,45 e finalizamos o mês de setembro com saldo disponível em conta corrente de R$ 0,00 em 31.12.2021”, explicou o vereador.

Marcos também apresentou a prestação de contas anual:

Saldo inicial em 01.01.2021, R$ 0,00;

Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado à Prefeitura R$ 1.097.976,54;

Duodécimo no valor de R$ 12.529.447,08;

Rendimentos de aplicação financeira recebidos R$ 17.864,65;

Rendimentos de aplicação financeira repassados a Prefeitura R$ 17.864,65

Despesas pagas no ano - R$ 9.654.874,63;

Devolução de Saldo do Duodécimo R$ 2.874.572,45

Saldo disponível em conta corrente de R$ 0,00 em 31.12.2021

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será segunda-feira, dia 14.02, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtube.com/user/cmapucarana, e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana.

A Sessão também pode ser acompanhada no prédio do Legislativo: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25. Entrada no plenário com público reduzido, seguindo protocolo de segurança sanitária.