Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notas do Legislativo Apucaranense

Notas do Legislativo Apucaranense

por imprensa — publicado 26/06/2019 14h41, última modificação 26/06/2019 14h41
Sessão Ordinária de 25 de junho de 2019
Notas do Legislativo Apucaranense

Sessão na Câmara Municipal de Apucarana

DEVOLUÇÃO DE RECURSOS/SOBRAS DO LEGISLATIVO AO EXECUTIVO

Ao finalizar a última Sessão Ordinária do semestre, o presidente do Legislativo, professor Luciano Molina, anunciou que na quinta-feira (27/06), às 15h30, fará a primeira devolução, em dinheiro para o Executivo Municipal. O repasse é referente às sobras registradas no decorrer de seis meses de 2019 provenientes do duodécimo repassado do Executivo ao Legislativo. O montante, que deverá ser anunciado pelo presidente na entrega, vai ultrapassar a casa de R$ 1 milhão. “Após a aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que nos permite fazer a devolução das sobras do repasse feito pelo Executivo Municipal, no momento que acharmos mais conveniente, agradecemos a colaboração dos vereadores que nos ajudaram na aprovação da Lei e mais ainda, nos ajudaram na economia para que fosse possível fazer essa devolução. Agora o prefeito Junior da Femac, que virá a Câmara para receber esse dinheiro, poderá utilizar no que achar necessário. Ele vai contar com esse reforço em seu caixa antes do final do ano, quando eram feitas as devoluções”, destacou o presidente Molina.

POIM PARABENIZA COLÉGIO DO PIRAPÓ DESTAQUE NO ENEM

O vereador Franciley Preto Godoi, Poim, parabenizou a direção, professore, alunos, servidores e pais de alunos do Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos, do Distrito de Pirapó, por ter alcançado o 1º lugar entre as Escolas Estaduais de Apucarana no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e 3º lugar na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Apucarana. Poim fez um agradecimento especial ao diretor Joacy Roney Cessel pela dedicação e comprometimento com a instituição.

ENEM 2018 – OUTRAS ESCOLAS DE APUCARANA

O Colégio ficou em 1º lugar no ranking regional do IDEB de 2017 e em segundo de 2018. No Enem outras escolas públicas de Apucarana também foram classificadas. Em 2º lugar ficou Osmar Guaracy Freire e em terceiro lugar Professor Izidoro Luiz Cerávolo. Seguido pelo Polivalente Apucarana, Nilo Cairo, Tadashi Enomoto, São Bartolomeu e Alberto Santos Dumont.

PARLAMENTO JOVEM – VEREADORES ELEITOS TOMARÃO POSSE

A vereadora Márcia Regina da Silva Sousa, durante a Sessão Ordinária, parabenizou os vereadores eleitos e diplomados através do projeto Parlamento Jovem – edição 2019. A diplomação foi realizada no dia 14 de junho, no Fórum Desembargador Clotário Portugal e além dos 11 vereadores eleitos, foram diplomados também os suplentes. A vereadora agradeceu a presença do vereador Edson da Costa Freitas pela participação na solenidade e anunciou que a próxima etapa do projeto será a posse dos eleitos e a eleição da Mesa Executiva que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Apucarana.

2ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL

A vereadora falou também sobre a sua participação na Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada na última quarta-feira (19/06). Com o tema “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”. Márcia destacou a importância do evento e de se discutir políticas públicas. Três eixos temáticos foram debatidos: Alimentação como princípio de existir; Desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos. Na plenária final foram aprovadas propostas e eleitos os delegados para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no mês de agosto, em Curitiba.

PROFESSORES PEDEM APOIO AOS VEREADORES

Professores da rede estadual de ensino participaram na tarde de ontem das sessões extraordinária e ordinária realizadas na Câmara Municipal de Apucarana. Eles pediram apoio aos vereadores em relação ao movimento grevista que vem sendo realizado em todo o Estado. Os vereadores prestaram solidariedade ao movimento. Segundo o vereador Edson da Costa Freitas, que é professor na rede estadual, os proventos estão congelados há 03 anos.

MORADORES DE RUA PRECISAM DE ACOMPANHAMENTO

O vereador Gentil Pereira disse em sua fala que muitos de nós temos a ideia errada sobre esmolas dadas para moradores de rua. “Achamos que estamos fazendo o melhor e até mesmo caridade. Mas a realidade é bem diferente. Estamos prejudicando muito estas pessoas que já se encontram em situação delicada”, disse o vereador. Gentil reforçou que precisamos nos conscientizar que dar esmolas pode atender a uma demanda imediata, mas acaba tendo consequenciais prejudiciais e que existem entidades específicas para atendar os moradores de rua. “Temos que encaminhá-los para abrigos que vão suprir suas necessidades, na parte de alimentos, medicamentos, atendimento psicológico, encaminhamento para o EJA, entre outros”. Dar esmola, comida e um teto não é suficiente. É preciso que seja realizado um acompanhamento multidisciplinar, dando um suporte com o objetivo de recuperar, não apenas socialmente como também psicologicamente. “Temos que ajudar, dar condições para que elas abandonem de vez a vida nas ruas e possam viver com dignidade”, afirmou o vereador.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A próxima sessão EXTRAORDINÁRIA da Câmara Municipal de Apucarana será realizada amanhã (quinta-feira 27/06), às 15 horas.

REDES

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores acessando os canais do Legislativo:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana