Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notas do Legislativo Apucaranense

Notas do Legislativo Apucaranense

por imprensa — publicado 13/08/2019 17h19, última modificação 13/08/2019 17h19
Sessão Ordinária de 12 de agosto

APUCARANA TEM O MENOR ÍNDICE DE VIOLÊNCIA

O presidente do legislativo, vereador Luciano Molina, anunciou ontem durante a Sessão Ordinária, que o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – fez um balanço do índice de violência de 2017 (homicídios). Nas cidades com mais de 100 mil habitantes no Paraná, Apucarana tem o menor índice de violência, com base em 2017.  Ao divulgar esse dado, Molina prestou uma homenagem ao Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, Major Roberto Cardoso, Delegado Geral da 17ª SDP, Marcos Felipe, uma homenagem especial ao Dr. Gustavo Dante que fez um brilhante trabalho na cidade e ao Comandante da Guarda Municipal, Alessandro Carletti. “Apucarana é destaque em 2017, e quando pegarmos os dados de 2018, Apucarana vai estar entre os menores índices do Brasil”, anunciou Molina. Ele destacou que, em municípios na faixa de 100 mil habitantes, Apucarana fechou 2017, com o índice de 10,9 homicídios por 100 mil habitantes. “É um número alto, mas se formos comparar com outros municípios vamos ver que, entre os 20 maiores municípios em população no Paraná, Apucarana foi o que teve o menor índice de violência. Alguns exemplos: Almirante Tamandaré: 115 mil habitantes/41,06 homicídios; Paranaguá 152 mil habitantes/37,9; Campo Largo127 mil/27,9 homicídios a cada 100 mil habitantes. Parabéns as forças de segurança, parabéns a Polícia Militar, a Polícia Civil, isso aqui é trabalho. Isso aqui é dado do IPEA”, finalizou o vereador.

 

APUCARANA TERÁ O CENSE

Outra notícia anunciada pelo presidente do Legislativo, professor Molina foi com relação ao Cense – Centro de Socioeducação. Molina explicou que na última semana, esteve em contato com o Coronel David Antonio Pancotti, e ele garantiu que Apucarana vai ter o Cense. “Ele foi categórico. Tem dinheiro e todos os projetos estão preparados. Vai sair o Centro, tem o tramite burocrático, mas Apucarana vai ser contemplada com o Cense, que é importantíssimo para todos nós”, disse Molina. Ele pontuou, que ainda será definido se será o misto ou 60 vagas.

 

VOE PARANÁ

O vereador Poim do Pirapó elogiou o trabalho feito para que a cidade de Apucarana fosse incluída na primeira etapa do programa VOE PARANÁ. “Parabenizo em especial o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o prefeito Junior da Femac que juntos fizeram um brilhante trabalho para incluir Apucarana no programa Voe Paraná. Essa inclusão teve a ajuda em tempo integral do chefe da Casa Civil, Guto Silva. Também contou com o apoio dos deputados Tiago Amaral, Jacovós e Arilson que não mediram esforços para ajudar a nossa cidade. Já estamos no programa e o primeiro voo será em outubro”, disse Poim. Ele elogiou ainda o governador Ratinho Junior pelo programa que vai trazer benefícios para todo o Estado.

 

VOA APUCARANA

O vereador Lucas Leugi também parabenizou o prefeito Junior da Femac e o secretário Beto Preto pelo trabalho para incluir a cidade no programa, além dos deputados Arilson Chioratto e Jacovós. Lucas também fez um requerimento endereçado ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, dando a sua contribuição para que a cidade fosse incluída no programa.

 

VIOLÊNCIA DOMESTICA

O vereador Gentil Pereira abordou o tema violência doméstica na sua fala, no primeiro expediente, da Sessão Ordinária, desta segunda-feira. Segundo ele, a violência doméstica representa toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. “Em Apucarana o número de inquéritos por violência contra a mulher aumentou 32% em 2018. De acordo com dados da Delegacia da Mulher da nossa cidade, o órgão iniciou 380 investigações ao longo do ano passado, uma média de mais de um caso por dia”, relatou. “Casos de agressão estão aumentando, mas mulheres têm se sentido mais encorajadas a denunciar”.

 

LEI MARIA DA PENHA

Gentil destacou que a Lei Maria da Penha tem um papel fundamental nesta questão e quem em homenagem aos 13 anos de vigência da Lei, celebrado no dia 07 de agosto, o Plenário aprovou duas medidas de aperfeiçoamento da lei como forma de ampliar as medidas de prevenção de violência doméstica no país.

 

 

 

TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO PARA O “ALFREDÃO”

Nesta quinta-feira (15/08), às 19h30, será realizada a Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Benemérito de Apucarana ao Sr. Alfredo José Gomes, o Alfredão. A honraria foi proposta pelo presidente Luciano Augusto Molina Ferreira e a solenidade, que acontecerá na AFAP.

 

SEMANA DA FAMÍLIA

O vereador Edson da Costa Freitas convidou todos os apucaranenses para participar da Semana da Família que está sendo realizada pelos Oblatos de São José, no Santuário de São José, em Apucarana. “Essa é uma semana especial que ajuda muitas famílias a se fortificarem. É uma benção nas casas daqueles que permitem serem tocados”, disse. Entre as atividades estão:

- TERÇA-FEIRA (13/08) - 19h30 – Santuário – Missa presidida pelo Bispo Carlos José;

- QUARTA-FEIRA (14/08) - 19hs – Missa e novena de São José;

- QUINTA-FEIRA (15/08) – 20 horas – RCC conduzindo o momento Famílias restauradas pelo diálogo conjugal;

- SEXTA-FEIRA (16/08) – 20 horas – Padre Bennelson de Londrina

- SÁBADO (17/08) - 19h30 – Missa presidida pelo provincial Padre José Neto que também comemorará os 25 anos das Irmãs Oblatas de São José.

 

 

SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

O presidente do legislativo, professor Luciano Molina, convocou para a quinta, sexta e segunda-feira (15, 16 e 19/08), Sessões Extraordinárias. Em pauta projetos do Executivo Municipal e a votação da Lei das Diretrizes Orçamentárias. As sessões serão realizadas às 15 horas.

 

REDES

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores acessando os canais do Legislativo:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana

Instagram/@cmapucarana

Ou venha até a Câmara Municipal. O horário de atendimento é das 08 às 18 horas.