Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notas do Legislativo Apucaranense

Notas do Legislativo Apucaranense

por imprensa — publicado 23/04/2019 15h50, última modificação 23/04/2019 15h50
Sessão Ordinária de 22 de abril
Notas do Legislativo Apucaranense

Sessão Ordinária de 22 de Abril

COMISSÃO DE ASSUNTOS RELEVANTES AVALIA NOVOS PROJETOS

O vereador Marcos da Vila Reis anunciou que um novo lote, com mais de 10 Leis foram avaliadas nesta segunda-feira, pela Comissão de Assuntos Relevantes. Segundo ele, a partir da agora além das Leis, requerimentos também serão avaliados pela Comissão e cobrados os retornos. “Vamos fiscalizar as Leis, visitar os órgãos responsáveis, levar os ofícios, verificar se estão cumprindo ou não o que determinam e informar a comunidade. Já com relação aos Requerimento, vamos cobrar as respostas e trazer sempre o que for melhor para a cidade de Apucarana. Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida dos apucaranenses e estamos aqui para trabalhar em prol do legislativo”.

 

VAL CUMPRE A LEI Nº 48/2017

Na segunda-feira, em reunião com a diretoria da Val, os vereadores Marcos da Vila Reis, Franciley Preto Godoi, Poim, Antônio Carlos Sidrin, Gentil Pereira e Lucas Leugi constataram que a empresa cumpre o que determina a Lei nº 48/2017, de autoria do vereador Leugi, onde passageiros considerados obesos, mulheres em estado gestacional avançado e pessoas com deficiência estão desobrigados a utilizarem as catracas dos ônibus que integram o Sistema de Transporte Coletivo Urbano no âmbito de Apucarana. “Verificamos que nos ônibus estão colados cartazes informando o que determina a Lei”, completou Marcos da Vila Reis.

 

EDITAL DE LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO

O presidente da Câmara, professor Molina, destacou que o Idepplan republicou, na segunda-feira (22/04) o edital de licitação do transporte público. Ele reforçou que o edital já foi publicou três vezes e que tem esbarrado em contestações técnicas das empresas concorrentes, que questionam pontos de documentos. “Dificuldades existem em várias cidades do Brasil. São Paulo que é um contrato de bilhões de reais vive esse problema, assim como Londrina. A Prefeitura de Apucarana evitou ao máximo a judicialização, só que agora vai até o final. È uma licitação aberta para todas as empresas do Brasil. Temos uma equipe preparada no Idepplan. A prefeitura teve muita coragem, honrou com o que prometeu e fez a licitação. Nunca tivemos uma licitação e aqui temos uma situação precária que perdura há mais de 40 anos”, disse Molina.

 

TARIFA SÓ PODERÁ SER REAJUSTADA APÓS UM ANO

Ele reforçou ainda que Transporte Coletivo é um assunto muito sério, tem que ter uma estrutura de 60 Ônibus. “A licitação que foi reaberta é na modalidade concorrência pública menor tarifa, sendo que o valor máximo, imposto pelo edital para o início das atividades da concessionária, é de R$3,40. Esperamos que as empresas ofereçam um valor menor ainda. A empresa vencedora, que será conhecida no final de maio, terá até quatro meses para assumir o serviço e o primeiro pedido de reajuste só poderá ser feito após um ano de atividade”, explicou o presidente da Câmara.

O documento está disponível nos diários oficiais da União e do Município (Jornal Tribuna do Norte), e também no Diário Oficial Eletrônico, alojado no site www.apucarana.pr.gov.br

 

LEUGI PEDE PROVIDENCIAS AS AUTORIDADES NO FURTO DO CMEI NO COLONIAL

Em seu pronunciamento o vereador Lucas Leugi mostrou indignação com relação ao roubo da fiação elétrica ocorrido no Centro Municipal de Educação Infantil Geralda Bormaita, no Jardim Colonial, ocorrido pela terceira vez, neste ano. “Faço um apelo a Polícia Militar, a Polícia Civil para que investiguem esse caso. Muitas crianças vão ficar sem aula e os pais serão prejudicados também, pois não terão local para deixar seus filhos para irem trabalhar. Peço que ajudem, se alguém souber, denuncie. Ficamos tristes com tudo isso”, relatou o vereador. O município anunciou que as aulas serão suspensas até que a energia seja reestabelecida.

 

MAURO BERTOLI REFORÇA APELO A POLÍCIA CIVIL

O vereador mauro Bertoli reforçou o apelo do vereador Leugi e pediu empenho da Polícia Civil e Militar no caso. “Não podemos deixar isso acontecer. Sei que teremos o empenho da Polícia Civil e Militar e que em breve teremos os culpados presos. Eles vão atuar com firmeza para que as famílias apucaranenses não sejam tão prejudicadas”. Mauro destacou que na última vez que isso aconteceu e as aulas tiveram continuidade as famílias reclamaram do atendimento e por isso, dessa vez, será suspenso até que tudo seja reestabelecido. Vagas nos CMEI’s Vila Nova e Um Lugar ao Sol (CAIC) serão abertas apenas para quem não tiver com quem deixar as crianças.

 

ALARGAMENTO DA AVENIDA SANTA CATARINA

Durante o pequeno expediente da Sessão Ordinária, o vereador José Airton Deco de Araújo, solicitou ao Executivo Municipal, que seja feito o alargamento da Avenida Santa Catarina, nas proximidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Deco justifica que, em função do atendimento realizado no local, é grande o movimento de carros, ônibus, vans, ambulâncias, pedestres e motos, de segunda a sexta-feira e a rua precisa ser alargada para desafogar o trânsito no horário comercial.

 

ENTREGA DE CHOCOLATES

O vereador Gentil Pereira parabenizou a Administração Municipal pela entrega de chocolates feita aos alunos da rede na última quinta-feira (18/04). “Foi gratificante participar com o prefeito Junior da Femac e com a secretária da Educação, Marli Fernandes, da entrega dos chocolates aos alunos da Escola Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil. Cada sorriso valeu a pena”. Gentil também enalteceu o repasse feito pelo Município às entidades assistenciais: Casa do Dodô, Lar Sagrada Família e Lar São Vicente de Paulo. Os recursos foram aprovados em sessão extraordinária pela Câmara Municipal

 

FESTA DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ

O vereador Edson da Costa Freitas convidou os vereadores e a população para participarem neste final de semana (sábado e domingo 27 e 28/04) da Festa dos Oblatos de São José. A festa segundo ele, é em comemoração ao padroeiro dos trabalhadores e marca também o centenário da presença dos Oblatos no Brasil.

 

ROTA DA FÉ e MISSAS NO SANTUÁRIO DE SÃO JOSÉ

Apucarana recebe nesta data, pelo 5º ano, a Rota da Fé, que reúne peregrinos de onze municípios da região de Campo Mourão. No sábado haverá, às 15 horas, Missa, seguida de uma reflexão sobre o centenário. No domingo, às 07h30, missa com participação dos romeiros e, a partir das 9h30, encontro com grupos específicos (jovens, profissionais de educação, interessados em participar de experiências missionárias, vocacionados e devotos de São José). A festa será encerrada com almoço no Santuário São José.

 

FESTA DE SANTO EXPEDITO

Também nesse final de semana, no sábado e domingo (27 e 28/04), Apucarana sediará a Festa de Santo Expedito, no Parque Ecológico Santo Expedito. No sábado a programação terá início na parte da tarde e a missa será realizada, às 19 horas, com processão. No domingo, as missas acontecem às 07h30, 09 horas, 14 horas e 16 horas. Outras atividades serão realizadas ao longo do dia.

 

SESSÃO ORDINÁRIA

Encerrando o mês de abril, a próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana será realizada na segunda-feira (29/04), no horário regimental, às 16 horas.

 

REDES

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores acessando os canais do Legislativo:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana

Instagram/@cmapucarana