Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Padre Rezende recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

Padre Rezende recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 04/08/2022 14h18, última modificação 04/08/2022 14h18
A honraria é de autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela
Padre Rezende recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

Padre Rezende recebe Moção de Aplausos da vereadora Jossuela Pirelli

Em noite de muita emoção e homenagens, a Câmara Municipal de Apucarana entregou Moção de Aplausos ao Padre José Roberto Rezende.

A honraria, de autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela Martins Pirelli, foi aprovada pelos parlamentares pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área religiosa.

A Moção de Aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja profissionalmente ou voluntariamente, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

O Ato Solene foi presidido pelo vereador e presidente do legislativo, Franciley Preto, Poim. Participaram ainda os vereadores Toninho Garcia, Luciano Facchiano, Marcos da Vila Reis, Professor Molina, Moisés Tavares e Rodrigo Recife. Os vereadores Lucas Leugi, Tiago Cordeiro e Mauro Bertoli justificaram a ausência. Também acompanharam a sessão o Bispo Diocesano Dom Carlos José, o prefeito Junior da Femac, o Juiz e Diretor do Fórum, Dr. Osvaldo Soares Neto, Irmã Geovana Ramos, Padres, Diáconos, demais autoridades e fiéis, convidados, empresários e imprensa.

“Agradecemos ao Padre Rezende e toda sua família por aceitarem essa homenagem feita por todos nós, vereadores e vereadora. Esta Moção de Aplausos foi entregue em nome de todos os apucaranenses e é em nome de todos eles que agradecemos o trabalho que o Padre Rezende faz pela nossa cidade e pela nossa comunidade”, disse Poim.

A autora da proposição, vereadora Jossuela, destacou a justa homenagem feita ao Padre Rezende. “É um dia muito especial, é o momento em que podemos prestar a homenagem a quem muito já fez e faz em nossa cidade e traz consigo um invejável currículo de atividades pastorais dentro da diocese de Apucarana e fora dela. Nosso homenageado, ainda que hoje desempenhe um importante cargo, sempre foi pessoa simples, estudiosa, aplicada, um vencedor que veio dos bancos escolares da Escola Pública”, pontuou a vereadora.

Jossuela completou dizendo que é uma honra poder auferir a merecida homenagem. “Temos no Padre Rezende, um verdadeiro médico da alma. Em nome de todos os vereadores, desejamos que a sua vida continue sendo sempre amparada com a graça de Deus, que em nenhum momento lhe faltem forças para vencer as adversidades e que sempre mantenha essa disposição, essa coragem, essa vontade de sempre fazer o melhor”.

Padre Rezende afirmou que receber a Moção de Aplausos é uma satisfação. “Recebo essa Moção de Aplausos em nome de toda Santa Igreja, em nome de todo Presbítero de Apucarana, um reconhecimento do trabalho e da missão do Sacerdote dentro da sociedade. Tudo o que eu tenho a dizer é a gratidão, é o muito obrigado por esse sim, por esse amor e sobretudo por esse respeito para com o trabalho com a missão do Sacerdote em meio a comunidade”.

Em comemoração ao Dia do Padre, o homenageado destacou que se tivesse que recomeçar, faria tudo de novo. “O que fiz a 41 anos quando ingressei no Seminário, após ter recém completado meus 15 anos, iniciaria sem nenhum problema e há 31 anos quando fui ordenado Padre. Novamente repetiria o sim”, afirmou Padre Rezende.

O prefeito Junior da Femac falou sobre a vivência do Padre Rezende. “Parabenizo a vereadora Jossuela pela homenagem ao Padre Rezende, uma pessoa que passou por diversos cargos e funções dentro da Igreja e agora é o Cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Mas, além dos cargos e funções que desempenhou e desempenha é uma pessoa de muitos valores e nós conhecemos esses valores lá da casa dele, do seu pai o saudoso Sebastião Rezende, o Dão, que trabalhou muitos anos na prefeitura com diversos prefeitos e todos os prefeitos que conversei o elogiaram pelo seu caráter e lealdade, pelo profissionalismo”.

Junior continuou “então, o Padre Rezende vem com esses valores de família, de trabalho, de fé em Deus, de acreditar, de estar junto. São valores importantes sobretudo nos tempos em que vivemos. Padre Rezende é uma pessoa que está sempre com o sorriso aberto, acolhedor, que nos ajuda muito em Apucarana. Essa Moção é uma celebração dos valores que acreditamos, dos conceitos que acreditamos e dos princípios que formaram Apucarana: amor pela nossa cidade, pela família, fé em Deus. Tudo isso o Padre Rezende simboliza para todos nós. E ele tem a confiança do Bispo Diocesano Dom Carlos”, finalizou o prefeito Junior da Femac.  

Dom Carlos fez uma benção e a leitura de um trecho da Bíblia no início da solenidade. “Parabenizamos o Padre Rezende por essa homenagem. Uma justa homenagem e reconhecimento ao seu trabalho”, finalizou.

Os cantores da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Edi e Alexandre, fizeram uma homenagem com canções religiosas que foram acompanhadas pelo Padre Rezende e pelos presentes. A noite foi abrilhantada pela Banda Municipal Maestro João Florindo.

HISTÓRICO

O Padre José Roberto Rezende nasceu em Apucarana aos 11 de outubro de 1965, filho do Funcionário Público e Músico Sebastião Rezende (in memoriam) e da Funcionária Pública Lourdes Martins Rezende. Aos 19 de dezembro do mesmo ano, na Catedral Diocesana N. Sra. de Lourdes das mãos do Revmo. Sr. Padre Mario Briatore OSJ, recebeu as águas lustrais do Batismo. Recebeu a 1a. Eucaristia na Solenidade de Corpus Christi de 1973 na Paróquia de Cristo Profeta em Apucarana, durante a Santa Missa matutina, celebrada pelo Revmo. Sr. Padre Egídio de Vidi. Recebeu o Sacramento da Crisma das mãos de Sua Excia. Revma. Dom Romeu Alberti na Catedral Diocesana N. Sra. de Lourdes em Apucarana, aos 7 de junho de 1976. Possui um irmão, Marcos Antônio Rezende, casado com Leoçânia Aparecida de Souza Rezende e um Sobrinho Fernando Silva Rezende. Estudou o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont em Apucarana. Foi coroinha (1972 a 1981) e auxiliar de escritório (1979 a 1981) na Paróquia Cristo Profeta em Apucarana. Ingressou no Seminário Menor Diocesano aos 15 de fevereiro de 1981, onde cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Nilo Cairo. Aos 05 de maio de 1982 na Paróquia Cristo Rei em Apucarana, de Dom Romeu Alberti, recebe os Ministérios de Acólito e Leitor. Nesse período de formação, durante o ano de 1982, trabalhou e residiu nas seguintes Paróquias:

a) Paróquia N. Sra. das Graças em N. Sra. das Graças (16/04/1982 a 10/06/1982);

b) Paróquia São Sebastião em Guaraci (10/06/1982 a 10/07/1982). No período estudou parte do 2º. Ano do Curso Técnico em Magistério no Colégio Estadual Carmela Dutra em Guaraci-PR;

c) Paróquia Maria Mãe da Unidade em Faxinal (01/08/1982 a 12/12/1982), onde estudou o restante do 2º. Ano do Curso Técnico em Magistério no Colégio Cenecista Paulo Roberto Davantel. Retornando ao Seminário Menor em Apucarana no início de 1983, concluiu o Ensino Médio – Curso Técnico em Magistério - no Colégio Estadual Nilo Cairo. No Instituto Filosófico de Apucarana - que na época funcionava na Colônia Esperança - cursou Filosofia (20 de fevereiro de 1984 a 05 de dezembro de 1986). O Curso de Teologia estudou no Seminário Paulo VI em Londrina (23 de fevereiro de 1987 a 30 de novembro de 1990) Participou de 15 Estágios Pastorais.  Foi Admitido ao Estado Clerical por Dom Domingos Gabriel Wisniewski CM, aos 13 de dezembro de 1990, durante a Santa Missa na Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Nossa Senhora das Graças. Recebeu a Ordenação Diaconal aos 02 de março de 1991 na Matriz de São Sebastião em Guaraci.  A Ordenação Presbiteral recebeu aos 29 de junho de 1991 na Catedral Diocesana N. Sra. de Lourdes em Apucarana. Ambas as Ordenações, recebeu das mãos de Sua Excia. Revma. Dom Domingos Gabriel Wisniewski CM. Como Diácono trabalhou com o Pe. Wilson de Pieri, na Paróquia São Sebastião em Astorga (04/03/1991 a 27/06/1991). Após a Ordenação Presbiteral atuou nas seguintes Paróquias: Administrador Paroquial de  N. Sra. Aparecida em Apucarana (02/08/1991 a 31/12/1991);  Pároco de N. Sra. Aparecida em Itaguajé (29/02/1992 a 07/09/1992);  Pároco de Santa Inês em Santa Inês (29/02/1992 a 07/09/1992); Pároco de Nossa Senhora das Graçasem Nossa Senhoradas Graças (19/09/1992 a 19/08/1995); Pároco de São Sebastião em Guaraci (19/09/1992 a 30/12/1996); Vigário Paroquial de São Sebastião em Astorga (31/12/1996 a 31/01/1999); Pároco de São Benedito em Apucarana (07/03/1999 a 06/08/2001) e Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Apucarana (06/03/1999 a 02/02/2013). Pároco de Santa Rita de Cássia em Arapongas (03/02/2013 a 28/12/2019).

 

Formação Acadêmica:

- Ensino Fundamental - Colégio Estadual Alberto Santos Dumont /Apucarana-PR.

- Ensino Médio – Colégio Estadual Nilo Cairo/Apucarana-PR.

- Licenciado em Filosofia, Psicologia e História – UNIOESTE Universidade do Oeste do Paraná/Toledo-Pr.

- Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional – UNOPAR Universidade Norte do Paraná/Londrina-PR.

- PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional – Secretaria de Estado da Educação do Paraná – EDUCAÇÃO ESPECIAL – UEL Universidade Estadual de Londrina/Londrina-PR.

 

Ocupou as seguintes Assessorias Diocesanas:

- Diretor Diocesano do Apostolado da Oração;

- Assessor Diocesano da Música Sacra;

- Assessor Diocesano de Liturgia;

- Mestre de Cerimônias de Sua Excia Revma. Dom Frei Luís Vicenzo Bernetti OAD.

A nível Nacional, colaborou com o Revmo. Sr. Padre Roque Schneider SJ, na criação da Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus na Rede Vida de Televisão, onde trabalhou durante 9 anos. Foi Secretário Nacional do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem, nesse período trabalhou nas Edições Loyola em São Paulo-SP e assessorou inúmeros Congressos no Brasil, América Latina e Caribe. Participou do Retiro dos Presbíteros pregado por Sua Santidade o Papa Bento XVI em Roma, por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus em 2010. Também se fez presente no Retiro para Presbíteros pregado por Sua Santidade o Papa Francisco, em Roma, por ocasião do Ano da Misericórdia em 2016, também na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Em 29 de junho de 2016, durante uma Santa Missa Solene na Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia em Arapongas celebrou seu Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal, ladeado por dezenas de Presbíteros e assistida por grande número de fiéis, entre os quais sua família e amigos que conquistou ao longo da vida. O referido Jubileu também foi solenemente celebrado na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião em Guaraci aos 03 de julho de 2016. Entre tantas atividades colaborou na formação da Escola de Música da Paróquia Santa Rita de Cássia em Arapongas, oportunizando adolescentes a jovens a aprenderem a tocar os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo de cordas. O referido trabalho resultou em uma Orquestra de Câmera.

 

Atualmente ocupa as seguintes funções:  

1) Curador do Memorial da Diocese de Apucarana;

2) Assessor Diocesano dos Bens Materiais;

3) Membro do Conselho de Presbíteros da Diocese de Apucarana;

4) Membro do Colégio de Consultores da Diocese de Apucarana;

5) Professor de Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná;

6) Cura da Catedral Diocesana N. Sra. de Lourdes.  

 

Seu lema é “Ide Pregai o Evangelho a toda a criatura.” (São Lucas 16, 15).  Sua missão é irradiar para todos os horizontes no coração das pessoas o facho sagrado do Evangelho — o candor da Luz Eterna — que civilizou, educou e engrandeceu a humanidade e deve continuar a fazê-lo. Dedica sua vida a que se ergam sólidos os umbrais da Religião Católica por onde passa. Assim, ele entende que não pode negar a história do cristianismo e está comprometido com um passado de equilíbrio e uma tradição de prudência. Ele procura guardar ciosamente o precioso legado que recebeu de seus ancestrais na fé: uma adesão irrestrita a Nosso Senhor Jesus Cristo e à sua Igreja, com um amor incondicional à Bem Aventurada Virgem Maria!

 

 

Fotos: Profeta