Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem: Vereadores eleitos visitam a Câmara Municipal

Parlamento Jovem: Vereadores eleitos visitam a Câmara Municipal

por Departamento de Imprensa publicado 15/09/2022 14h50, última modificação 19/09/2022 16h06
A 1ª Sessão Ordinária será realizada no dia 05 de outubro
Parlamento Jovem: Vereadores eleitos visitam a Câmara Municipal

Vereadores, vereadora e Procurador Jurídico recebem Parlamentares Jovens

Os vereadores eleitos do projeto Parlamento Jovem 2022, visitaram à Câmara Municipal de Apucarana, na manhã desta quinta-feira (15.09). Acompanhados dos diretores militares, eles foram recebidos pelo presidente do legislativo, vereador Franciley Preto Godoi, Poim, pela vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela e pelos vereadores Moisés Tavares e Rodrigo Recife.

A visita foi guiada pelo Procurador Jurídico, Dr. Anivaldo Rodrigues da Silva Filho, que explicou sobre o funcionamento da Câmara Municipal e o trabalho realizado pelos vereadores e pelos servidores da Casa de Leis.

“Foi gratificante e especial receber, pela primeira vez, os vereadores eleitos para o projeto Parlamento Jovem, edição 2022. O Parlamento Jovem é um importante projeto, de autoria da nossa ex-vereadora Márcia Sousa, que nós demos continuidade no legislativo”, disse o presidente Poim.

No primeiro momento da visita, os parlamentares mirins estiveram no gabinete da presidência e conversaram com os vereadores. “Além de nos ouvirem, nós também pudemos saber um pouco mais do dia a dia de cada um no ambiente escolar e de como foi realizada a campanha e a eleição em cada Colégio Cívico Militar, que participa esse ano do projeto. Foi uma troca de experiências muito válida”, ressaltou Poim.

O presidente anunciou que a primeira sessão, segundo ficou definida com o Procurador Jurídico, Dr. Anivaldo e os Colégios envolvidos, será no dia 05 de outubro, às 08h30, logo após as eleições. “Eles terão a eleição da Mesa Executiva e poderão dar início aos trabalhos legislativos fazendo projetos de Lei, requerimentos e indicações. É importante ver os jovens inseridos na política com novas ideias. A Política transforma a vida das pessoas”, refletiu o presidente.

A vereadora Jossuela Pirelli, lembrou que o Parlamento Jovem é um projeto muito bem aceito na comunidade escolar. “Tivemos também a participação do Conselho da Juventude desde o início do processo. Parabenizo o presidente Poim por ter dado continuidade a este trabalho de autoria da ex-vereadora Márcia Sousa e que tem grande relevância. E aqui, ressalto a participação das mulheres na política. Nós, mulheres, somos a maior parte do eleitorado do Brasil, ou seja, 53% dos eleitores. E, aqui no Parlamento Jovem, a maior parte dos vereadores jovens são mulheres. Temos seis vereadoras”, comemorou Jossuela.  

A vereadora destacou ainda que conversou com todos sobre a importância do processo político. “Mas, não deixei de reforçar a importância de todos continuarem os estudos e se formarem. A carreira política e o lado profissional têm que andar lado a lado”, acrescentou Jossuela.

Os vereadores Recife e Moisés Tavares deram as boas vindas aos estudantes e agradeceram o empenho de todos para estarem no Parlamento Jovem.  “Para todos nós vereadores, servidores da Câmara e comunidade, ter jovens com esse brilho no olhar, envolvidos no processo eleitoral, envolvidos com a política e trabalhando com as melhores intenções, faz toda a diferença. Nos dá a esperança de um futuro cada vez melhor”, disse Recife.

Moises Tavares completou dizendo que a política tem como objetivo cuidar das pessoas e que é importante que desde cedo conheçam o papel da política na vida de cada um e de parcerias público privada “para que tudo realmente aconteça”.

VEREADORES

Foram eleitos e já diplomados quatro alunos da Escola Prefeito Carlos Massareto: Kimberly Raiane dos S. Couto, Júlio Lourenço dos S. Novaes, Ana Luiza Ferreira Alves e Henrique de Araújo Alves que estavam acompanhados do Diretor Militar Sargento Fabiano; quatro da Escola Padre José Canale: Neyton Samuel de Melo Santos, Pedro Lucas Campagnucci Silva, Diny Kelly Cassiano Oliveira e Luís Felipe Fortunato da Silva, que estavam acompanhados pelo Diretor Militar Sub Tenente Jorge Luiz Schmuker  e três alunos da Escola Tadashi Enomoto: Eloá Isabelle de Oliveira, Marcela Verônica dos Santos e Juliana Vitória Spazzini Gomes que visitaram o Legislativo com o Monitor Militar, Cabo Alexandre Montini.

Durante a visita foi formada, na presença dos procuradores Jurídicos Anivaldo Rodrigues e Petrônio Cardoso, a Mesa Executiva provisória, que irá presidir a 1ª Sessão Ordinária, tendo como:

Presidente: Ana Luiza Ferreira Alves

Vice-Presidente: Neyton Samuel de Melo Santos

1º Secretário: Pedro Lucas Campagnucci Silva

2º Secretário: Henrique de Araújo Alves

Na sessão será feita a eleição da Mesa e iniciado os primeiros trabalhos. Outras sessões serão realizadas até o mês de dezembro de 2022.

PARLAMENTO JOVEM EM APUCARANA

O projeto em Apucarana, é uma iniciativa da ex-vereadora e atual Chefe do Escritório Regional da SEJUF, Márcia Regina da Silva de Sousa, autora da Resolução nº 01/2017, que dispõe sobre a criação do Parlamento Municipal Jovem, que tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

O Parlamento Jovem, é composto por um Parlamento Juvenil, constituído pelos 7º anos do ensino fundamental aos 2º anos do ensino médio, todos do Município de Apucarana, devidamente matriculados, em idade própria na rede Privada ou Pública e ensino técnico integrado ao médio, escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade das entidades estudantis atuantes no Município, de acordo com o interesse da instituição de ensino, não sendo permitida a reeleição.

Em 2022, três Colégios Cívico Militar da cidade estão participando: Prefeito Carlos Massareto, Tadashi Enomoto, e Padre José Canale, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, do Fórum Eleitoral de Apucarana e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

registrado em: