Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poim e Marcos da Vila Reis participam de solenidade do Dia do Soldado

Poim e Marcos da Vila Reis participam de solenidade do Dia do Soldado

por Departamento de Imprensa publicado 25/08/2021 17h14, última modificação 25/08/2021 17h14
A cerimônia foi realizada no 30º BIMec e presidida pelo Te. Cel. Flábio Machado
Poim e Marcos da Vila Reis participam de solenidade do Dia do Soldado

Exército

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim e o vereador Marcos da Vila Reis participaram na manhã de hoje da solenidade alusiva ao Dia do Soldado. O evento que aconteceu na sede do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) foi presidido pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30o BIMec, e contou com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

Também estiveram presentes o tenente-coronel Marcos José Facio, comandante do 10o Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do Corpo de Bombeiros, Alessandro Pereira Carletti, comandante da Guarda Civil Municipal, do juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do fórum de Apucarana, de Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, procurador regional do Estado, e de Oezir Marcelo Kantor, colaborador emérito do Exército.

Além da solenidade comemorativa e do desfile da tropa, do compromisso à bandeira feito por soldados que ingressaram no serviço militar obrigatório em março de 2021, foi realizada, ainda, a entrega de diplomas a militares que se destacaram no período de instrução e a entrega de medalhas a membros do efetivo por bons serviços prestados. No ato, a esposa de um dos militares foi agraciada com uma medalha por ter “morado em regiões inóspitas e contribuído para o desempenho da missão do Exército Brasileiro”.

A cerimônia seguiu todos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus. Com cerca de 600 militares no efetivo, 200 foram incorporados neste ano e fizeram o juramento durante a cerimônia.

“O 30º BIMec é uma escola de cidadania. Eu não poderia deixar de participar desta data tão especial: Dia do Soldado que é símbolo do trabalho e honradez”, disse Poim.

Marcos da Vila Reis também declarou estar emocionado por participar da cerimônia e ao mesmo tempo acompanhar seu filho que fez o juramento a bandeira. “É gratificante acompanhar meu filho servindo a Pátria. Que Deus abençoe e proteja todos os soldados durante a sua jornada”, finalizou o vereador.

DIA DO SOLDADO – O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro. Duque de Caxias nasceu em 25 de agosto de 1803 e participou desde as lutas da Independência até a Guerra do Paraguai (1864-1870), quando comandou as tropas Aliadas. O Duque morreu em 7 de maio de 1880.