Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poim fechou 2021 com balanço positivo na Câmara de Apucarana

Poim fechou 2021 com balanço positivo na Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 04/01/2022 18h10, última modificação 04/07/2022 16h05
Além da devolução de R$ 3,990 milhões ao Executivo, outras ações foram feitas pela presidência ao longo do ano
Poim fechou 2021 com balanço positivo na Câmara de Apucarana

Presidente Poim

Dentro de uma linha de transparência, honestidade, austeridade, comprometimento e muito trabalho, mesmo enfrentando contratempos impostos pela pandemia da Covid-19 que ditou um novo fôlego no formato de trabalho por alguns meses no Legislativo e principalmente na vida das pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Poim, fechou o ano de 2021 com balanço positivo.

O trabalho dos 11 parlamentares, segundo o presidente, pode ser conferido no balanço das atividades legislativas. Foram 67 sessões, sendo 41 ordinárias e 26 extraordinárias, transmitidas ao vivo e por canal de Rádio local. “Chegamos ao final do primeiro ano de mandato da 18ª Legislatura da nossa Casa. Trabalhamos empenhados em atender as demandas e as reivindicações dos nossos Distritos, bairros, enfim, da nossa cidade. No ano de 2021 foram apresentados 163 projetos de lei e destes 140 foram aprovados. Tivemos 1.304 indicações, 63 requerimentos, 26 Moções de Aplausos, 06 projetos de resolução, 17 projetos de decreto legislativo. Foram emitidos 234 ofícios simples e 86 ofícios do gabinete da presidência. Agradeço a todos os vereadores e a vereadora que se dedicaram em seus projetos e ações. Agradeço ainda ao prefeito Junior da Femac pela parceria nos projetos enviados para discussão e votação”, pontuou o presidente.

Poim destacou que durante as sessões realizadas ao longo do ano, o uso da “Tribuna Livre” foi feito por convidados que abordaram temas de interesse da comunidade. “Tivemos, ainda, a implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Apucarana. Os frutos que estamos colhendo são os melhores. Até Moção Honrosa já foi entregue a nossa Casa pelo trabalho realizado”, lembrou.

LICITAÇÕES

Ele destaca, também, que o setor de licitação, em 2021, fez um trabalho de destaque na Câmara de Apucarana. “Tudo o que fazemos, passa por licitação. É uma forma de darmos continuidade à minha proposta de trabalho desde que assumi o meu 1º mandato em 2017 e agora como presidente em 2021: “Transparência, Trabalho e Lealdade”.

Fizemos esse ano 21 processos licitatórios, que resultaram em muita economia para os cofres públicos. Prezo pela economia e pela responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou Poim.  A Comissão de Licitação é atualmente presidida pelo servidor Allison Pellizer e tem como membros os servidores Ivan Lúcio Garcia, Rafael Bellan e Anivaldo Rodrigues da Silva Filho.

DEVOLUÇÃO DE RECURSOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Mensalmente o legislativo realiza prestação de contas. A situação financeira da Casa é tratada como prioridade pelo presidente Poim, assegurando junto aos parlamentares e a equipe da contabilidade o rígido controle dos gastos. “Finalizamos o ano com todas as contas e com os salários em dia, FG reduzidos e até cortados, pagamento de credores também em dia”, explicou.

“Outra medida que tomamos e não posso deixar de ressaltar é que eliminamos os desvios de função e cada servidor ocupa sua função de concurso. Também regulamentamos, junto ao nosso RH, as férias de todos os servidores da Casa”.

Poim lembrou que no dia 22 de dezembro fez o 3º repasse de verbas ao Executivo. “Economizamos o ano todo e fizemos, graças a nossa economia, três devoluções a Prefeitura que totalizou R$ 3.990.422,64. Os recursos ficam para destinação do Executivo”.

NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA E eSOCIAL

Prioridade da gestão do presidente Poim é a transparência. “Promovemos a reformulação no Portal da Transparência. O cidadão tem agora um Portal mais intuitivo, com um visual mais harmônico, informações integradas por menus e adaptabilidade para celulares. O trabalho foi realizado pela gestora do Portal da Transparência, Jéssica Fernanda Dubas e pelo diretor do Departamento de Tecnologia da Informática, Ivan Lúcio Garcia”, detalhou Poim.  A reformulação foi determinada pelo presidente visando aos usuários um acesso rápido e fácil aos dados e informações públicas da administração da Casa de Leis. Também foi implantado o eSocial, um sistema de prestação de informações ao Governo Federal, que tem por objetivo unificar o envio das informações tornando os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados.

Poim não deixou de citar a adesão da Câmara ao Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC) e-Prevenção. “Esse programa foi criado com o objetivo de contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil”.

2021 DE CONQUISTAS E 2022 DE NOVOS PROJETOS

Poim fez um agradecimento especial ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto que estiveram ao seu lado durante este ano. “Eles me ajudaram e não posso deixar de falar das minhas conquistas para os nossos Distritos, e através deles, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ortega e do diretor presidente da COHAPAR, Jorge Lange, conseguimos as 35 unidades habitacionais para o Distrito de Caixa de São Pedro, que estão sendo finalizadas pelo prefeito Junior da Femac. Também a piscina para o Distrito de Pirapó que teve ajuda do secretário da Casa Civil, Guto Silva; verba para a Estrada Velha e outras novidades que já estão sendo estudadas para Pirapó, Caixa de São Pedro e Apucarana”, adiantou Poim.

Para 2022 o presidente destaca que novos projetos já estão sendo estudados para a Casa de Leis. “Termino esse meu primeiro ano como presidente com o sentimento de dever cumprido. Trabalho com austeridade, prezando pela transparência e pela ética. Quero fazer um agradecimento especial aos servidores da Câmara que estiveram comigo em 2021 e dizer que em 2022 estaremos juntos novamente. O trabalho de todos foi importante e me ajudou nesta caminhada. Já temos alguns projetos que vamos colocar em prática a partir dos próximos meses e espero contar com a mesma equipe e a mesma força que tive esse ano. Vamos trabalhar da mesma forma: com comprometimento, responsabilidade e agilidade. Em nome de todos os parlamentares, como Presidente da Câmara de Apucarana, desejo a todos um Feliz 2022, repleto de paz, saúde e muitas conquistas”, finalizou Poim.

 

 

 

 

registrado em: