Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Polícia Militar do Paraná comemora 165 anos

Polícia Militar do Paraná comemora 165 anos

por imprensa — publicado 09/08/2019 15h03, última modificação 09/08/2019 15h03
A solenidade foi realizada na sede do 10º BPM de Apucarana. Vereadores Mauro Bertoli e Deco participaram da solenidade
Polícia Militar do Paraná comemora 165 anos

Polícia Militar comemora 165 anos

Os vereadores Mauro Bertoli e José Airton Deco de Araújo ao lado do prefeito Junior da Femac, participaram na manhã de hoje (sexta-feira 09/08), na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da solenidade alusiva aos 165 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Presidida pelo major Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM, a solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e do judiciário.

Em seu pronunciamento o prefeito parabenizou os profissionais da corporação e disse que eles são modelo para a sociedade. “Agradeço os serviços prestados diariamente pelo 10º BPM – que atende, na sua uma área de abrangência, uma população de cerca de 300 mil habitantes - e por toda sua corporação, por entenderem a vocação e a missão que desempenham. Quero também parabenizar por terem aceitado o papel de ser modelo para a sociedade. Quando uma criança vê um profissional militar e o tem como modelo, nós percebemos a importância e a responsabilidade que vocês possuem na construção da sociedade”, ressaltou.

Além do profissional da Polícia Militar, o major Cardoso salientou as outras forças policiais que contribuem para garantir a segurança pública. Classificando o trabalho como “árduo, estressante e extenuante”, o comandante do 10º BPM lembrou da morte do delegado Gustavo Dante, ocorrida recentemente. “Em cada ocorrência, o profissional leva um pouquinho disso para casa. Sabemos que essa atividade é um acúmulo de sentimentos, que muitas vezes ficam confinados na própria cabeça. Não somos impermeáveis a esses sentimentos e é preciso haver um olhar diferenciado, pois precisamos também de uma atenção especial neste sentido”, observou o major.

Mauro Bertoli, além de parabenizar toda corporação, destacou que a Polícia Militar realiza policiamento ostensivo, que é o policiamento diário e presencial. “Isso demonstra segurança que é o que precisamos. O trabalho é feito com muita dedicação e empenho. É um orgulho estar junto e poder comemorar os 165 anos da PM no nosso Estado e principalmente comemorar com os policiais da nossa cidade. Valorizamos o trabalho desempenhado pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que prestam serviços essenciais à população e só nos enchem de orgulho”, disse Bertoli.

Deco enalteceu o trabalho dos policiais dizendo que “o patrulhamento e a segurança feitos com coragem e determinação, como acontece em Apucarana e todo o Vale do Ivaí, é reconhecido em todo o Estado. Ao longo destes 165 anos, a Polícia Militar do Paraná tem demonstrado todo o seu valor e respeito à comunidade. Só temos motivos para agradecer a estes homens e mulheres que dedicam suas vidas em prol do próximo”.

PRESENÇAS

Também estiveram na solenidade o tenente-coronel Alexandre Colombo, comandante do 30º BIMec, o major André Lopes, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal, Luis Carlos Balan, diretor da Câmara Municipal de Apucarana, Denise Canesin Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, e Moacir Andreola, prefeito de Novo Itacolomi.

Ao todo, sete policiais militares foram condecorados com medalhas de ouro (30 anos de serviço ativo) e de bronze (10 anos). A cerimônia contou ainda com leitura da ordem do dia alusiva aos 165 anos da Polícia Militar, redigida pelo coronel Péricles de Matos, comandante-geral da PMPR, com o Hino Oficial da Polícia Militar do Paraná, executado pela Banda Municipal Maestro João Florindo, e com uma bênção religiosa, ministrada pelo monsenhor Roberto Carrara. Finalizando a cerimônia, a tropa desfilou em continência às autoridades.

HISTÓRICO – A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.

C/ assessoria da PMA

Foto: Edson Denobi