Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / População participa de Audiência Pública do Transporte Coletivo

População participa de Audiência Pública do Transporte Coletivo

por imprensa — publicado 17/02/2017 14h55, última modificação 17/02/2017 15h00
O encontro foi realizado na Câmara de Apucarana

Organizada pela Superintendência de Segurança, Trânsito e Transporte do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), foi realizada ontem (quinta-feira 16/02), na Câmara Municipal, a Audiência Pública do Transporte Coletivo. O evento que foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), contou com a presença do prefeito Beto Preto (PSD), vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior, o Júnior da Femac, vereadores, demais autoridades municipais, estudantes, presidentes de Associações de Moradores, comunidade em geral. A apresentação foi feita pelo assessor jurídico do município, Rubens de França e pelo superintendente do Idepplan, Carlos Mendes.

Em seu pronunciamento o prefeito Beto Preto reforçou e solicitou que fosse registrado em ata pelos anais da Casa de Leis que todo esse processo e o lançamento do edital deverão ser feito na mais absoluta transparência. “Queremos oferecer o melhor transporte para quem usa e precisa. Estamos esperando sugestões da população para que ajude nesse trabalho. Uma empresa de São Paulo foi contratada para realizar os estudos, e em parceria  com o poder público e comunidade, ela irá nos auxiliar e ajudar a compor essa importante licitação”, destaca o prefeito. Beto Preto lembrou ainda que, em 1951, Apucarana tinha 880 carroças e 80 automóveis e que passado 66 anos têm cerca de 75 mil veículos e 20 mil pessoas que utilizam o transporte. “São as mesmas ruas, o mesmo centro. Apucarana foi projetada para ser um entreposto comercial de 5 mil habitantes e hoje temos pouco mais de 130 mil moradores. Isso mostra o desenvolvimento, por isso temos que melhorar sempre o transporte, a infraestrutura da nossa cidade”.

Carlos Mendes, superintendente do Idepplan explicou que são 46 anos que a Viação Apucarana Ltda. – VAL atende a cidade. “Agora vamos lançar esse edital para uma nova concessão. A audiência serviu para expor uma proposta formulada pela Prefeitura e para ouvirmos as reclamações e sugestões da população e assim podermos fazer as adequações necessárias na licitação para que seja formulado o edital”, detalha.

Vereadores e sugestões

Presentes a Audiência Pública, os 11 vereadores que compõem a Casa de Leis de Apucarana, apresentaram sugestões para serem incluídas no edital, entre elas a obrigatoriedade do cobrador, que já é uma Lei instituída em 2013 pelo vereador José Airton Deco de Araújo, que no Art. 15 determina que seja mantida tripulação mínima de 02 (duas) pessoas, sendo um cobrador e um motorista em cada ônibus coletivo; passe livre, entre outras reivindicações.

Durante a audiência o vereador Lucas Leugi anunciou que na próxima semana estará em Brasília, acompanhado do vereador Luciano Molina, em audiência com o deputado federal Aliel Machado para tratarem da liberação de uma verba no valor de R$ 800 mil para reforma do terminal urbano. Também em pronunciamento no plenário o vereador Rodolfo Mota destacou a presença do representante do Instituto dos Cegos, José Carlos dos Santos e Jonatas.

Finalizando a Audiência, o presidente da Câmara Mauro Bertoli destacou a importância do encontro. “A prefeitura abriu uma oportunidade para que pudéssemos participar deste importante ato que é a contribuição de propostas para compor o edital da concessão do transporte público, Irá ganhar a empresa que apresentar a proposta mais eficiente e que atenda as necessidades dos apucaranenses. Ficamos felizes em poder contribuir e abrir o Legislativo para essa audiência”, finaliza Bertoli.