Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Praça Mauá é revitalizada

Praça Mauá é revitalizada

por imprensa — publicado 19/08/2019 09h08, última modificação 19/08/2019 09h08
Presidente da Câmara Luciano Molina e vereador Lucas Leugi participaram da solenidade de inauguração

Ao lado do prefeito Junior da Femac, os vereadores Luciano Molina e Lucas Leugi participaram da entrega das obras de revitalização da histórica Praça Mauá, que forma o complexo da Estação Ferroviária de Apucarana. O investimento preserva a história do município, já que o espaço abriga monumentos datados dos primeiros anos de criação da cidade. Na obra, a administração municipal utilizou recursos próprios para tornar o espaço atrativo para visitação da população.

A prefeitura investiu na praça cerca de R$ 30 mil. As obras incluem a construção de calçadas e rampas de acessibilidade, serviço geral de pintura, recuperação dos históricos postes ornamentais, nova iluminação na rua, braços de luz de LED projetados nos quadros de memória da praça, recuperação dos mastros das bandeiras e monumentos em geral, instalação de lixeiras e paisagismo. Todos os serviços foram executados por servidores da prefeitura.

Entre as melhorias realizadas nesta importante área histórica da cidade, a prefeitura criou um espaço com quadros que homenageiam os imigrantes e migrantes que para cá vieram no início da colonização. Este memorial, também lembra os índios guaianases, os habitantes originais do Apó caarã anã, palavras de origem tupi-guarani, que significa “base semelhante à imensa floresta”, que tornou-se o nome Apucarana.

A estrutura de fixação das bandeiras, localizada nas laterais da Avenida Souza Naves, também foi revitalizada. São 26 bandeiras dos países com o maior número de imigrantes no município: Japão, Itália, Ucrânia, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Arábia Saudita, Argentina, Áustria, Egito, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Jordania, Líbano, Malta, Noruegua, Polônia, Rússia, Síria, Suíça,Turquia e a do Brasil.

O hasteamento das bandeiras foi feito na solenidade de hoje por alunos da Rede Municipal de Educação, vestidos com roupas típicas de cada nação representada pelas bandeiras.

Na Praça Mauá há uma estátua em bronze do Barão de Mauá; na entrada da estação o Globo Terrestre; um monumento em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, a santa padroeira do município; bem como duas pinturas que remetem ao período da colonização e da produção de café, o principal produto agrícola da região à época, e que impulsionou o desenvolvimento do município.

A Praça Mauá está numa região histórica, onde o desenvolvimento de nosso município começou no início da década de 1940, com a chegada da linha férrea. Foi construída em 1958, em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, empresário que foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento industrial do Brasil.

A obra da Praça Mauá é da gestão do prefeito Jorge Amim Maia, que na solenidade de hoje foi homenageado através de seu filho Jorge Maia Filho.

FOTO: Profeta (PMA)