Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria da Mulher recebe diretora da Patrulha Maria da Penha

Procuradoria da Mulher recebe diretora da Patrulha Maria da Penha

por Assessoria de Imprensa publicado 24/08/2023 14h15, última modificação 24/08/2023 14h59
A guarda civil municipal Kelli Cristina do Prado Andreata visitou a procuradora da Mulher, Telma Reis, e a procuradora-adjunta Denise Carletto, na tarde desta quarta (23), na Câmara de Apucarana
Procuradoria da Mulher recebe diretora da Patrulha Maria da Penha

A GCM Prado, da Patrulha Maria da Penha, conversou com a procuradora Telma Reis e com a procuradora-adjunta Denise Carletto

Na  tarde desta quarta-feira (23), ainda dentro do cronograma de ações que marcam o mês Agosto Lilás, campanha que visa o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Apucarana, recebeu a guarda civil municipal Kelli Cristina do Prado Andreata, diretora da Patrulha Maria da Penha. Desde 2019, o serviço já atendeu aproximadamente 250 mulheres do município. 

Conforme a GCM Prado, que conversou com a procuradora Telma Reis e com a procuradora-adjunta Denise Carletto, os casos de violência são diversos e nem sempre o agressor vive na mesma casa que a vítima. “Acompanhamos mulheres que são agredidas pelo marido, filho, irmão, tio ou até por pessoas fora do convívio domiciliar, como um vizinho. A violência doméstica contra idosas também tem sido registrada com frequência nos últimos tempos”, relata a GCM. 

Após a pandemia da Covid-19, a diretora da patrulha observou um aumento de 70% nos casos de violência doméstica na cidade. “Sem dúvida foi a época com mais atendimentos, pois os homens e as mulheres ficaram em casa juntos sem poder sair. Além disso, percebemos o aumento no consumo de álcool e drogas. De lá para cá, os atendimentos cresceram”, recorda. 

Kelli explica que todos os guardas civis estão aptos a atender ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. “Não tem horário. A Patrulha Maria da Penha funciona 24 horas por dia”, ressalta. No entanto, para ser assistida pela patrulha e também obter o Botão do Pânico, de acordo com a GCM Prado, é preciso passar por uma avaliação realizada pela equipe do Centro de Atendimento à Mulher (CAM).  

Você sabia?

Apucarana é uma das 15 cidades, entre as 399 do Paraná, a dispor de órgão público executivo para a ala feminina, que é o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM). 

Serviço

Denúncias de casos de violência contra a mulher podem ser feitas pelo canal nacional telefone 180, através do Centro de Atendimento à Mulher Apucaranense (CAM) nos telefones 0800-645-4479/99967-0429, ou na Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), pelos telefones 153, 99654-8450 ou 99954-7993.

registrado em: