Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto mostrará perfil do Legislativo no Vale do Ivaí

Projeto mostrará perfil do Legislativo no Vale do Ivaí

por Administrador publicado 06/07/2009 17h44, última modificação 08/04/2016 17h14
Reunidos no sábado (04) em Ivaiporã, os presidentes de câmara que compõem a Associação das Câmaras do Vale do Ivaí (Acavi) conheceram o projeto “Perfil do Poder Legislativo no Vale do Ivaí”.

Apresentado pelo presidente da Câmara de Apucarana e presidente da Acavi, Mauro Bertoli (PTB), o projeto é uma pesquisa que vai mostrar o perfil dos 236 legisladores dos 26 municípios da microrregião, trabalho que é considerado inédito no Estado. “Queremos conhecer melhor os vereadores da região, seu perfil social e econômico, as principais dificuldades que enfrentam no dia-a-dia e como a associação poderá dar suporte para que eles melhorem a prática legislativa”, assinala Bertoli.

A apresentação do projeto foi feita pela assessoria da Acavi. Inicialmente, tratava-se de um questionário com 15 perguntas, mas que acabou sendo ampliado com mais três por sugestão dos presidentes de câmara. Através do projeto, será possível, por exemplo, conhecer o grau de escolaridade dos vereadores do Vale do Ivaí, qual o percentual de vereador que ainda não usa a Internet como ferramenta de pesquisa, trabalho e interação, a média do volume de projetos e requerimentos apresentados, que cursos os vereadores gostariam de freqüentar na busca de aprimoramento e quais as principais dificuldades que enfrentam nas câmaras e em suas cidades.

“Virou moda hoje bater no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e câmaras municipais. A verdade, porém, é que o fortalecimento da democracia passa pelo fortalecimento do Poder Legislativo”, assinala Bertoli. “O trabalho da mídia, de denunciar as mazelas e privilégios no Poder Público, seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário, é muito importante. Mas para fortalecer o Legislativo é preciso ir além, conhecendo a realidade de cada município, as fragilidades e as alternativas para se buscar novos caminhos”, acrescenta.

Ele lembra que no Vale do Ivaí há câmaras que ainda são totalmente dependentes do Poder Executivo, tendo inclusive a contabilidade feita pelo contador da prefeitura. “Não que isso seja errado, mas é claro que quanto mais independente for a câmara, melhor ela cumprirá a sua prerrogativa legal de legislar e fiscalizar os atos do Executivo”, argumenta Bertoli. Desde que a Acavi foi reativada, no mês passado, chegou ao conhecimento da diretoria que em alguns municípios os vereadores, quando vão viajar, precisam pedir diária aos prefeitos. O mesmo ocorre quando precisam de um carro. “O Legislativo é um Poder, tem orçamento próprio. Como a mídia nacional está batendo no Legislativo, inibe muitos vereadores de lutarem por condições ainda que mínimas de autonomia”, destaca Bertoli.

O resultado da pesquisa deverá ser apresentado no final de agosto.

Dos 26 municípios, 10 têm menos de 5 mil habitantes

Dos 26 municípios que integram a microrregião do Vale do Ivaí, dez têm menos de cinco mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2007. São eles Kaloré (4.664 habitantes), Marumbi (4.142), Lidianópolis (4.123), Arapuã (3.945), Rio Branco do Ivaí (3.850), Godoy Moreira (3.568), Rio Bom (3.260), Cruzmaltina (3.116), Novo Itacolomi (2.747) e Ariranha do Ivaí (2.540).

Outros 11 têm menos de 10 mil habitantes: São Pedro do Ivaí (9.569), Marilândia do Sul (8.932), Borrazópolis (8.275), Mauá da Serra (7.814), Grandes Rios (7.641), Cambira (6.862), Bom Sucesso (6.397), Rosário do Ivaí (5.823), São João do Ivaí (5.286) e Lunardelli (5.082).

“É uma região carente, com números preocupantes no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e problemas sérios de saneamento, segurança e infra-estrutura. O fortalecimento e a qualificação podem fazer com que o Legislativo seja um parceiro mais efetivo no desenvolvimento dessas comunidades”, finaliza Bertoli.

Outras Informações:

- Mauro Bertoli: (43) 3420 7000