Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tem continuidade, em Apucarana, os Jogos Escolares do Paraná

Tem continuidade, em Apucarana, os Jogos Escolares do Paraná

por imprensa — publicado 15/07/2019 08h55, última modificação 15/07/2019 08h56
Vereadores participam da solenidade de abertura, realizada no Lagoão

Prossegue até sábado (20/07), em Apucarana, a fase final da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s). A competição teve início na última sexta-feira. Na solenidade de abertura, comandada pelo prefeito Júnior da Femac, mais de 8 mil pessoas, participaram das atividades realizadas no Ginásio de Esportes José Antônio Basso, o “Lagoão”. O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, foi representado oficialmente pelo secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto. Luciano Augusto Molina Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Apucarana, ao lado dos vereadores apucaranenses, representou todas as Câmaras da região.

Além do desfile das delegações, o cerimonial “festivo” foi valorizado com a presença da campeã olímpica da prova do salto em distância, Maurren Maggi, que acendeu a Pira Olímpica. A principal mulher do atletismo feminino brasileiro, aproveitou para falar e orientar os jovens atletas paranaenses. “Esporte é educação, cultura, lazer e muito mais. Proporciona muita coisa na vida e espero que vocês continuem nesse caminho. Que vençam, mas isso só acontece com muita persistência. O mais importante de tudo é que o esporte leva a pessoa a se tornar um bom cidadão”, disse Maurren Magi aos atletas.

A festa de abertura dos JEP’s teve ainda como atração especial na sua abertura, um show de acrobacias e enterradas de basquete, com a equipe “Ginasloucos”. O grupo já fez cerca de duas mil apresentações pelo Brasil e, mais uma vez, levou o público ao delírio com suas manobras voadoras e coreografias nas enterradas.

INVESTIMENTO NA JUVENTUDE – O secretário de saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, que na solenidade representou oficialmente o governador Ratinho Junior, enalteceu os programas de apoio ao esporte no Estado. “Os Jogos Escolares são a maior competição em âmbito escolar no Brasil e os investimentos na área de justificam pelo incentivo à prática esportiva, contribuindo na formação de uma juventude saudável”, discursou Beto Preto. Ele também destacou os investimentos de Apucarana nas praças esportivas e manutenção de escolinhas de base em todas as modalidades.

O prefeito Junior da Femac saudou todos atletas e o público presente no Lagoão. Segundo ele trata-se de uma das maiores competições do esporte paranaense que Apucarana tem a honra de receber pela sexta vez consecutiva na gestão Beto Preto. “Como bons anfitriões vamos receber com carinho os atletas de todo o Paraná e torcer por boas disputas nas praças esportivas de Apucarana”, conclamou o prefeito.

O presidente da Câmara, Luciano Molina, parabenizou o Executivo pela realização dos jogos e pelo investimento no esporte. "Sabemos do empenho do prefeito Junior da Femac nos investimentos ligados ao esporte. Não é fácil a busca por recursos. A luta diária exige sacrifícios, exige comprometimento e isso não falta aqui na nossa cidade. Temos três pessoas que lutam por isso todos os dias: o prefeito, a nossa secretária Jossuela e o nosso secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que em Curitiba se empenha em nos ajudar para que Apucarana sempre saia na frente", disse Molina. Ele também parabenizou os atletas de todo o Estado. "Todos os atletas que aqui estão já merecem os nossos aplausos e medalhas e, hoje parabenizo em especial os atletas da nossa cidade que colocam Apucarana na elite do esporte. Vocês são espelho para que as gerações mais nova também se dediquem cada dia mais nas modalidades que vocês chegaram até aqui. A mesma força e vontade que vocês colocam nas competições, nós colocamos no poder público para trazer desenvolvimento à cidade. Vamos investir cada dia mais. Nós no Legislativo e o Junior no Executivo. Contem sempre com a gente", frisou Molina. "Juntos vamos fazer a diferença", completou.

A secretária Municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro recebe todas as delegações e visitantes. “São quatorze modalidades e estamos felizes em recebe-los em nossa cidade. Para nós é um orgulho. Apucarana é referência em esportes e nos empenhamos ao máximo para que tudo sai da melhor forma possível”, assinalou Jossuela Pinheiro.

A abertura do JEP’s também foi prestigiada pelo deputado estadual, Arilson Chiorato, e pelos prefeitos de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida Júnior, e de Cambira, Emerson Toledo, além de Chefes de Núcleos Regionais de Educação de todo o Estado.

Participam dos JEP’s em Apucarana, 747 escolas de 270 municípios, totalizando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes. As disputas coletivas e individuais acontecem em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e bocha adaptada.

O principal local de disputa será o Complexo Esportivo Lagoão, com a quadra poliesportiva, o parque aquático e a pista de atletismo e suas plataformas de saltos e lançamento.

Foto: Profeta (PMA)