Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Apucarana tem início a vacinação contra a Covid

Em Apucarana tem início a vacinação contra a Covid

por Departamento de Imprensa publicado 20/01/2021 15h55, última modificação 20/01/2021 16h24
A imunização começou, às 10 horas, com moradores do Lar São Vicente de Paulo
Em Apucarana tem início a vacinação contra a Covid

Dona Rosa, a primeira apucaranense que foi vacinada contra a Covid

Teve início nesta manhã, em Apucarana, a vacinação contra a Covid-19. A imunização foi realizada com idosos do Lar São Vicente de Paulo, profissionais que cuidam dos internos e profissionais de saúde.

O local escolhido pelo prefeito Junior da Femac sofreu um surto da doença em dezembro de 2020, inclusive com óbitos entre os moradores da instituição.

A primeira apucaranense vacinada foi a senhora Rosa Francisco, 74 anos, e que está no asilo há 31 anos. A segunda pessoa vacinada na cidade e o primeiro profissional de saúde, foi o enfermeiro Luciano Pereira da Silva, chefe do Setor de Epidemiologia da Autarquia de Saúde, e o responsável pela coleta de exames para o Covid-19 no Pronto Atendimento do Coronavírus.

O presidente da Câmara Municipal, Franciley Preto Godoi, Poim, acompanhado dos vereadores Tiago Cordeiro, Rodrigo Recife, Marcos da Vila Reis, Luciano Facchiano e da vereadora Jossuela Pinheiro, acompanharam ao lado do prefeito Junior da Femac e do vice-prefeito, Paulo Vital, a vacinação que foi feita pelo secretário Municipal de Saúde, enfermeiro Roberto Kaneta.

Entre hoje e sexta-feira todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus vão receber a primeira dose do imunizante, em cerca de 20 dias todos receberão a segunda dose.

“Começamos a caminhada da vacinação que será de semanas, meses, mas que teve início na nossa cidade. No Lar São Vicente de Paulo, uma casa de excelência no cuidado de idosos para longa permanência, vacinamos os primeiros apucaranenses, junto com todo Brasil e com todo Paraná.  Foi vacinada a Dona Rosa, de 74 anos, que está no Lar há mais de 30 anos e também o enfermeiro Luciano, da epidemiologia e profissional da linha de frente da Covid que é responsável pela coleta para exames do Coronavírus em Apucarana”, disse o prefeito.  “Serão vacinados profissionais da UPA, SAMU, UBS, Hospital da Providência e Materno Infantil, guerreiros e guerreiras que colocam a vida em risco todos os dias para proteger a nossa vida. O Governo Federal compra a vacina, o Governo do Estado distribui a vacina e temos orgulho de ter a frente dessa distribuição, um apucaranense, médico e capacitado, o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.  E o papel do município é um papel nobre que é o de aplicar a vacina. Temos que continuar os cuidados porque serão muitas semanas até vacinarmos todos”, reforçou o prefeito.

O chefe da Vigilância Epidemiológica, Luciano Pereira, destacou que foi uma grande honra receber a 1ª dose da vacina contra a Covid entre os profissionais de saúde. “Fui o primeiro servidor no enfrentamento a Covid a receber a imunização. É um período que estamos passando, que não está sendo fácil para ninguém. Nós nos cuidados, mas o risco é diário. Agradeço por terem me escolhido e feliz pelo reconhecimento ao meu trabalho que estendo aos meus companheiros da saúde e à nossa equipe de enfermagem da Autarquia que vem nessa batalha com a gente. Vamos continuar nosso trabalho frente a Covid para colaborar o máximo que puder com a nossa população”.

Poim, presidente do Legislativo apucaranense, destacou que é um dia histórico para Apucarana. “Não só histórico como um dia de esperança para todos. Com o apoio e trabalho dos nossos governantes e, aqui ressalto o trabalho do secretário de Saúde, Beto Preto e do governador Ratinho Junior, a vacina chegou. Os grupos conforme cronograma, serão imunizados pelas equipes do prefeito Junior da Femac. Mas, temos que ficar atentos até que todos sejam imunizados porque a Covid não acabou, os cuidados devem ser tomados como já vínhamos fazendo: usar máscara, higienizar as mãos, aqueles que podem, procure ficar em casa, continuar mantendo o distanciamento, evitar aglomerações”, reforçou o presidente.

A vereadora Jossuela Pinheiro lembrou que a luta já dura mais de 10 meses. “E aos poucos todos nós vamos ser imunizados. Vamos nos cuidar. O momento pede responsabilidade, comprometimento e esforço de todos. E nós da Câmara Municipal, estamos juntos nesta batalha e se Deus quiser, nos próximos meses todos nós já teremos tomado a vacina”.

Marcos da Vila Reis relembrou o surto de coronavírus que o Lar São Vicente de Paulo teve no ano passado. “É gratificante acompanhar o início da vacinação no local escolhido pelo prefeito Junior da Femac. Perdemos algumas vidas para a doença e nada mais justo que iniciar imunizando os nossos idosos que moram no Asilo. Também ressalto o trabalho do enfermeiro Luciano que recebeu a segunda dose na cidade. Ele representou todos os profissionais de saúde de Apucarana”, disse Marcos.

Tiago Cordeiro reforçou lembrando que o momento é de muita gratidão. “Quando iniciou a pandemia enfrentamos muitas dificuldades, era algo novo e ao longo dos meses tudo foi se encaminhando para a vacina e hoje ela é uma realidade. Isso é importante, é mais um passo que nós damos na luta contra o Coronavírus. Muitas pessoas não tiveram essa oportunidade e aqui, através da Câmara, nos solidarizamos com essas famílias, amigos, pessoas próximas”.

Luciano Facchiano destacou que em breve novas doses irão chegar à cidade. “Vamos imunizar os apucaranenses. Isso nos dá a esperança de que, aos poucos, a vida volte ao normal. Juntos, estamos trabalhando para melhorar ao máximo e para que todos recebam a vacina”.

Rodrigo Recife pontou que, ao iniciar a vacinação, estamos fazendo parte da história. “Nunca imaginávamos que teríamos esse vírus no mundo e agora estamos encontrando um caminho para superá-lo, após mais de dez meses de luta e combate a Covid. Temos agora uma grande chance de, aos poucos, a vida voltar ao normal. Que as autoridades conduzam esse momento com sabedoria. Nós temos que fazer a nossa parte e continuar torcendo para tudo dar certo. Parabenizamos todos os envolvidos e que o prefeito Junior da Femac dê continuidade ao exemplar trabalho, como tem sido feito desde o início da pandemia”, pontuou Recife.

VACINAÇÃO

A equipe da AMS prosseguiu a vacinação no Lar São Vicente de Paulo onde foram imunizados 66 internos e 37 funcionários, entre profissionais da saúde e demais servidores, como os realizam serviços gerais, cozinheiros etc. Dentro do plano de atender os internos de instituições de longa permanência nesta primeira etapa da vacinação, a vacina também será aplicada no Lar Habitar.

O ato simbólico de lançamento da vacinação em Apucarana também imunizou a primeira profissional de saúde que atua no Lar São Vicente de Paulo, a enfermeira Sidneia Gardina Fregni, de 43 anos. “Tomar a vacina é uma segurança, especialmente depois de termos vivenciado um surto da Covid entre nossos internos. A situação agora está normalizada e a vacina vai deixar todos aliviados, mas sem descuidar as medidas preventivas que todos nos já conhecemos”, observou Sidneia.