Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega título de cidadania a Irmã Custódia

Câmara entrega título de cidadania a Irmã Custódia

por Administrador publicado 06/12/2007 12h44, última modificação 08/04/2016 17h06
Uma solenidade das mais concorridas marcou, na noite da última quarta-feira, a entrega do título de Cidadã Honorária de Apucarana à Irmã Custódia Maria Cardoso. Aprovado por unanimidade, o título foi proposto pelo vereador Júnior da Femac (PDT).
Estiveram presentes autoridades religiosas, como o bispo Dom Luiz Vicenzo, padres e freiras, e autoridades civis e militares. Como o prefeito Valter Pegorer estava em Brasília, foi representado pelo vice-prefeito, Antônio Waldemar Garcia. A sessão foi presidida pelo vereador José Airton Araújo, o “Deco”, uma vez que o presidente, Mauro Bertoli, está em Curitiba, onde participa da posse da nova diretoria da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). O pastor Valdir Silvério dos Reis representou o Conselho de Pastores.

Irmã Custódia, que nasceu em Florianópolis (SC), chegou a Apucarana em janeiro de 1970, a convite do bispo Dom Romeu Alberti. Aqui, fundou a Comunidade de Religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundou o Coral Palestrina, que tem 16 discos gravados, e o Coral Pequenos Cantores de Apucarana, com 12 CDs. Destacou-se ainda pelo seu trabalho de liturgia pelo rádio e pela TV Tibagi, com “O 11 Vai à Missa”.

“Tudo o que o meu coração queria, eu encontrei as condições de realizar em Apucarana”, afirmou irmã Custódia. Ela lembrou ainda o período difícil da ditadura militar, quando também sofreu com a censura. Depois de dizer que ama o povo de Apucarana, ela afirmou que vai viver até os 100 anos para ver a ordenação das mulheres e dos padres casados. “Nós, mulheres, queremos participar também das decisões da Igreja. Isso é necessário para tornar o mundo mais vibrante e mais bonito”, discursou.

“Irmã Custódia fez com que nossa Apucarana respirasse mais esperança e liberdade”, disse Júnior da Femac. “Quando uma pessoa trabalha para o bem dos outros, recebe a sua recompensa, se não dos homens, sempre de Deus”, disse Dom Luiz Vicenzo. Irmã Custódia ficou em Apucarana por 25 anos, até ser chamada para atuar na Arquidiocese de Curitiba.

CLIQUE AQUI E BAIXE A SESSÃO NA INTEGRA (formato do arquivo RM)

ir02

ir03