Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tomada de Monte Castelo é relembrada pelo 30º BIMec

Tomada de Monte Castelo é relembrada pelo 30º BIMec

por Departamento de Imprensa publicado 23/02/2021 15h55, última modificação 23/02/2021 15h55
O evento é uma homenagem a bravura dos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial
Tomada de Monte Castelo é relembrada pelo 30º BIMec

30º BIMec Tomada de Monte Castelo

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim, ao lado do Diretor Administrativo, Cecílio Luz, participou na manhã desta terça-feira (23/02), na sede do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec) da Cerimônia comemorativa a Tomada de Monte Castelo, que comemora em 2021, 76 anos. No ato, também, foi realizada formatura comemorativa presidida pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30º BIMec.

Além do protocolo militar, a formatura comemorativa foi marcada com o ato  em que é depositada uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário, em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateram na 2a Guerra Mundial, em especial aqueles que lutaram para tomada do Monte Castelo.

A Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da 2ª Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. O conflito se arrastou por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, e teve participação decisiva da Força Expedicionária Brasileira.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade, representando o prefeito Junior da Femac, que cumpre agenda em Curitiba, Carlos Mendes, Superintendente do Idepplan, Oezir Marcelo Kantor, colaborador Emérito do Exército, entre outros convidados.