Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / UTFPR Campus Apucarana comemora 10 anos e homenageia a Câmara de Vereadores

UTFPR Campus Apucarana comemora 10 anos e homenageia a Câmara de Vereadores

por imprensa — publicado 10/03/2017 14h50, última modificação 10/03/2017 16h28
Também foram homenageados a Prefeitura Municipal e diversos segmentos como empresas, entidades sociais e imprensa que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Universidade

Em comemoração aos 10 anos do Campus da UTFPR Apucarana, foi realizada na manhã de hoje (sexta-feira 10/03), solenidade e homenagens a autoridades, colaboradores e imprensa que ajudaram e contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Universidade. Durante o evento, que contou com a presença do Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, diretor geral do Campus Apucarana, Aloysio Gomes de Souza Filho, prefeito Municipal Carlos Alberto Gebrin Preto “Dr. Beto Preto”, do presidente da Câmara de Vereadores, presidente Mauro Bertoli, deputado federal Alex Canziani, presidente da Acia, Junior Serea, diretor do Jornal Tribuna do Norte, Baltazar Eustáquio de Oliveira “Taquinho”, demais convidados, empresários e vereadores, foi inaugurado mais um bloco da instituição.

“Comemoramos 10 anos e essa história que teve início em 10 de Janeiro de 2007 foi construída por servidores e alunos, liderados pelo diretor Aloysio e que contou ainda com a ajuda de deputados federais. Também agradecemos e enaltecemos a ajuda do prefeito Beto Preto, através do Executivo Municipal, que possibilitou o crescimento e fez a diferença nessa conquista. E nessa junção de forças em prol da comunidade ressaltamos e agradecemos a Câmara Municipal, através do Mauro Bertoli, que desde o início deu suporte aprovando projetos para que esse momento impar para o município fosse possível”, destacou o reitor Luiz Alberto Pilatti. Segundo ele, empresas e imprensa também foram fundamentais. “Somos uma universidade jovem. A UTFPR hoje é a universidade que mais oferta vagas de engenharia no país. Temos 200 vagas a mais que a USP e o dobro de vagas de universidades de Santa Catarina e isso é uma conquista de todos nós, realizadas a muitas mãos.”, comemorou Pilatti.

O prefeito Beto Preto destacou que Apucarana conta hoje com uma das maiores universidades do Brasil. “Com esse presente Apucarana coroou o trabalho da FETAP em 1970, através do Sr. Milton Lampe. Agradecemos também a ACIA e as empresas que sempre ajudaram e ajudam com geração de emprego e capacitação profissionais. O Governo Federal teve um papel fundamental nos investimentos nesses 10 anos e somos gratos. Apucarana merece sim os melhores investimentos”.

Mauro Bertoli, presidente da Câmara de Vereadores, ressaltou o empenho de todos para que o Campus de Apucarana seja referencia em Educação e esteja comprometido em formar novos e competentes profissionais. “Recebemos em nossa cidade, através da UTFPR, alunos de outras regiões do Paraná e de várias cidades do Brasil. Hoje estão matriculados cerca de 2 mil alunos e nos próximos anos serão ofertadas no total cerca de 3 mil vagas em todos os cursos que englobam engenharias, tecnologia e licenciatura. Tudo isso fortalece não só a economia como toda cidade”.

Durante a solenidade foi anunciada uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, para este ano que será destinada a construção de um mini ginásio de esportes.

Despedindo-se do Campus Apucarana o diretor geral Aloysio Gomes de Souza Filho, relembrou a trajetória da UTFPR Campus Apucarana. “Ao comemorar 10 anos de Campus e me despedindo da diretoria geral cumpro meu dever. No início de suas atividades em 2007, o Campus começou com apenas 12 docentes e 10 técnico-administrativos. De acordo com a proposta de implantação, o Campus teria um quadro de servidores contendo 40 docentes e 49 técnico-administrativos. Atualmente, depois de dois processos de expansão, conta com mais de200 servidores, com excelentes indicadores. Hoje contamos com 04 cursos de Engenharia: Têxtil, Química, Civil e Elétrica, mais tecnologia e licenciatura”, finalizou Aloysio.

AULA INAUGURAL DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Ainda dentro da programação alusiva em comemoração aos 10 anos, foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Engenharia Elétrica, com a realização de palestra abordando o tema “Desafios para o Profissional Formado em Engenharia Elétrica”, ministrado pelo engenheiro elétrico, Aparecido Alberto, gerente do Departamento de Serviços Norte da Copel e a inauguração do bloco P que abrigará aulas do curso de Engenharia.

Fotos cedidas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Apucarana / PROFETA