Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Jossuela faz prestação de contas do trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher em Apucarana

Vereadora Jossuela faz prestação de contas do trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher em Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 20/12/2021 18h23, última modificação 20/12/2021 18h23
O atendimento da Procuradoria teve início em março deste ano
Vereadora Jossuela faz prestação de contas do trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher em Apucarana

Procuradora da Mulher, vereadora Jossuela

Na última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Apucarana, a vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela, fez uma prestação de contas dos trabalhos realizados ao longo dos últimos dez meses pela pasta.

Segundo ela, os esforços foram voltados à divulgação, em veículos de comunicação e em encontros, informações sobre o papel e o funcionamento da Procuradoria da Mulher, a fim de levar a conhecimento da população tudo sobre o novo órgão na rede de apoio à proteção da mulher.

“Desde março deste ano a dezembro, a Procuradoria da Mulher acompanhou denúncias de violência contra a mulher. Ajudamos com orientações e estamos fiscalizando para ver se tudo está sendo feito para que essas mulheres tenham uma vida mais digna”, disse a vereadora.

Ao lado da Procuradora Jossuela trabalham as procuradoras adjuntas Telma Elizabeth Reis e Denise Carletto. Para a instalação da Procuradoria é constituída uma Procuradora da Mulher, designada pelo Presidente da Câmara Municipal a cada dois anos, no início de cada legislatura, acompanhando a periodicidade da eleição da Mesa Diretora.

“Juntas estamos fazendo um amplo trabalho não só dentro do legislativo como no município de Apucarana e para isso, trabalhamos em parceria com a Secretaria de Mulher e da Família, com a equipe da secretária Denise Canesin. Também temos outra parceria que é com a Delegacia da Mulher, através da delegada Drª Luana Lopes, com o objetivo de unir forças e trabalharmos juntas nessa luta pelas mulheres”, pontuou a Procuradora Jossuela. “Agradeço a todos que têm nos ajudado, presidente Poim, vereadores, prefeito Junior da Femac, imprensa, servidores da Câmara, da prefeitura e a todos que estão ao nosso lado. Se estamos fazendo este amplo trabalho, é porque temos as pessoas nos ajudando e isso é o mais importante e nós da procuradoria, somos gratas”, completou a vereadora.

Entre as parcerias e trabalhos, ela destacou ainda a visita da Defensora Pública Drª Renata Miranda Duarte que no uso de suas palavras mencionou a importância da Procuradoria e da rede de proteção as mulheres e a construção efetivas de políticas públicas.

“Participamos de capacitação em Curitiba, pela Assembléia Legislativa do Paraná. Durante o encontro foi explanado sobre atribuições e funções da Procuradora e sobre a defesa dos direitos das mulheres. Em julhos divulgamos o Botão do Pânico Digital; Fizemos a campanha do Sinal Vermelho, X na palma da mão, que representa um pedido de ajuda; realizamos passeata com o tema “Violência contra a mulher não tem desculpa! TEM LEI!”. Trabalhamos no Outubro Rosa. Arrecadamos lenços para o Hospital da Providência, para a Oncologia; Participamos do projeto “De bem Comigo”, onde arrecadamos kits de higiene feminina, que serão entregues para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e do encontro dialógico com o tema “Direitos Humanos da Mulher”, detalhou Jossuela.

MOÇÃO HONROSA

Em Guaira, a Procuradora participou do Encontro Regional Descentralização da Procuradoria da Mulher do Paraná e recebeu a Moção

Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, por apresentar e propor junto à Mesa Diretora do Legislativo apucaranense a criação da Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana. A Moção que representa louvor e congratulação indica que a vereadora está à frente da Procuradoria da Mulher e mostra a força do Poder Legislativo na luta feminina pelo direito à vida e principalmente, pela equidade (senso de justiça).

PROCURADORIA DA MULHER

O atendimento na Procuradoria da Mulher é feito de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas, na Câmara Municipal de Apucarana.