Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam piso nacional aos professores da rede municipal de Apucarana

Vereadores aprovam piso nacional aos professores da rede municipal de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 23/02/2022 15h52, última modificação 23/02/2022 15h52
Também foram aprovados outros projetos nas Sessões Extraordinárias desta manhã
Vereadores aprovam piso nacional aos professores da rede municipal de Apucarana

Sessão Extraordinária

Nas sessões extraordinárias realizadas na manhã desta quarta-feira (23.02), os vereadores da Câmara Municipal de Apucarana aprovaram o projeto de lei nº 21/22, de autoria do Executivo Municipal, que reajusta os vencimentos dos profissionais do Magistério Público do Município de Apucarana, que garante o pagamento do Piso Nacional Salarial da categoria, fixado em R$ 3.845,63 para o ano em curso.

Segundo justificativa do prefeito Junior da Femac, para atingir o piso salarial nacional, o município incrementou pouco mais de R$ 270,28 aos vencimentos dos cargos. “Temos municípios em que será necessário um reajuste maior. Com isso, demonstramos o compromisso que temos com a valorização dos profissionais da educação”.

O novo piso salarial beneficiará aproximadamente 800 professores de 23 CMEIs e 35 escolas. Após sanção do prefeito e a lei em vigor, o reajuste deverá ser aplicado a toda a tabela de vencimentos do magistério, preservando-se os intervalos uniformes entre as classes e os níveis. O pagamento será retroativo a 1º de janeiro de 2022.

A sessão foi acompanhada por professores, diretores e coordenadores das escolas e CMEIs. Os vereadores Moisés Tavares, Mauro Bertoli, Luciano Facchiano, Tiago Cordeiro de Lima, Luciano Molina, Marcos da Vila Reis e a vereadora Jossuela parabenizaram o trabalho que vem sendo feito nas instituições de ensino de Apucarana e o prefeito Junior da Femac pela iniciativa.

O presidente Poim pontuou que a cidade vem se destacando como uma das melhores educação do Brasil. “Sempre primamos pela valorização dos servidores, de todos os profissionais que ajudam no dia a dia a construir uma sociedade cada vez melhor. Aqui na nossa Casa de Leis, estamos de portas abertas a todas as categorias. Hoje, votamos o reajuste aos profissionais do magistério, uma das categorias essenciais para o futuro da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País. Parabéns por mais esta conquista e contem sempre com todos nós”, reforçou o presidente Poim.

DEMAIS PROJETOS

Ainda foram votados os projetos que criam novas funções na prefeitura de Apucarana e também aumentam o número de vagas em alguns cargos para a realização de novos concursos públicos entre maio e outubro deste ano.

Também o projeto de lei que  autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder à permuta, de imóvel do patrimônio público municipal por imóvel de propriedade de particular e a receber em doação área de terras, para fins de prolongamento de via pública e, o projeto de Decreto Legislativo que referenda o acordo de cooperação que entre si celebram o Município de Apucarana e o Município de Cambira para a cessão da servidora Elisângela Aparecida de Lima Maroneze, lotada na Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, para desempenhar sua função na Autarquia Municipal de Cambira.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 02.03, a partir das 16 horas, em função do feriado de carnaval. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br, pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana , e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana. A Sessão também pode ser acompanhada no prédio do Legislativo: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25. Entrada no plenário com público reduzido, seguindo protocolo de segurança sanitária.