Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores prestigiam evento que marca os 70 anos do Colégio Cerávolo

Vereadores prestigiam evento que marca os 70 anos do Colégio Cerávolo

por Assessoria de Imprensa publicado 03/02/2023 12h54, última modificação 03/02/2023 12h54
Presidente da Câmara, Vereador Luciano Molina, que foi aluno do Colégio, destaca a importância da instituição para a história de Apucarana
Vereadores prestigiam evento que marca os 70 anos do Colégio Cerávolo

Da esquerda para a direita, vereadores Recife e Tiago,, o secretário municipal Gentil Pereira, o diretor Diego Favaro, Luciano Molina, Jossuela Pirelli e Moises Tavares

A Câmara Municipal de Apucarana esteve representada na solenidade que marcou os 70 anos de história do Colégio Estadual Isidoro Luiz Cerávolo, um dos mais tradicionais e dos mais concorridos em toda a região do Núcleo Regional de Educação (NRE). Estiveram no evento o presidente da Câmara, vereador Luciano Molina (PL), que esteve acompanhado de dois membros da mesa diretora, o vice-presidente Tiago Cordeiro (MDB) e o primeiro secretário, Rodrigo Lievore Recife (União), além dos vereadores Professora Jossuela Pirelli (PROS), e Moisés Tavares (Cidadania). O mandato do vereador Luciano Facchiano (PSB) esteve representado pela assessoria.

Além de prestigiar pessoalmente o evento, o vereador Luciano Molina também participou do vídeo institucional do colégio, dando seu depoimento como ex-aluno e coordenador de equipes de esporte do colégio para as disputas dos tradicionais Jogos Abertos de Apucarana, nos anos de 1990. “Fiz o ginasial aqui. Depois cursei o curso técnico em contabilidade. Como aluno, me envolvi nas atividades esportivas e segui com elas nessa escola mesmo depois de formado. Foi atuando no colégio, depois de ter sido aluno, que iniciei minha carreira profissional”, lembrou. Nos vídeos também apareceram o presidente da Associação Comercial e Industrial de Apucarana, Wanderley Faganello; o prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior, o vice-prefeito, Paulo Vital, e o ex-prefeito e recém empossado deputado federal por Apucarana, Beto Preto, que também estudou no “setentão” Cerávolo.

Na solenidade, presidida pelo diretor do Colégio, professor Diego Fávaro Soares, também foi composta uma mesa de honra, em que várias autoridades ressaltaram a história do Cerávolo, considerado um dos maiores do Paraná. São 10 cursos técnicos ofertados na grade atual e mais três novos cursos que devem ser abertos ainda em 2023. Além de convidados, estiveram presentes professores e o corpo diretivo da escola, além de funcionários e ex-alunos.

O Cerávolo foi autorizado em 1952 e começou a funcionar no ano seguinte como Escola Particular Técnica do Comércio. Sem instalações próprias na época, as aulas aconteciam somente no período noturno, nas salas do Colégio Santos Dumont. O diretor, Diego Favaro, lembra que em 1956 foram construídos os primeiros blocos da instituição, no Bairro 28 de Janeiro. “Por algum tempo, durante o dia, funcionava o ensino fundamental como Escola Guilherme Mota Correia. E, à noite, com as aulas técnicas do Cerávolo. Anos se passaram e os dois se fundiram para se tornar o que somos hoje”, diz Favaro.

Durante o evento, as autoridades também lembraram que nas dependências do Colégio Cerávolo, começaram a acontecer as primeiras atividades e aulas que deram origem à antiga Fundação Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Ffecea), atual campus da Universidade do Estado do Paraná (Unespar).

A história do Colégio foi contato no vídeo documental, preparado especialmente para comemorar os 70 anos do Cerávolo. “É engraçado que começamos como Escola Técnica. 70 anos depois nos consolidamos como uma das maiores do estado do Paraná”, ressalta Diego.

O Colégio Cerávolo possui 10 cursos técnicos.  É a maior escola politécnica do Núcleo Regional de Educação em número de alunos matriculados e a vigésima maior do estado do Paraná. “Temos muitos motivos para comemorar. Temos o primeiro lugar no Ideb, nas categorias ensino fundamental e médio, entre os colégios do NRE. Estamos começando um novo curso técnico: o do Vestuário. Vamos lançar nosso décimo primeiro curso técnico no segundo semestre: Segurança de Trabalho. E temos duas especializações inéditas na região: Instrumentação Cirúrgica e Estética”, destacou o diretor Diego.