Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores vistoriam obras em andamento

Vereadores vistoriam obras em andamento

por Administrador publicado 23/05/2014 14h14, última modificação 08/04/2016 16h58
Atendendo convite do prefeito Beto Preto (PT), vereadores de Apucarana realizaram nesta quarta-feira (21/05) uma vistoria dos principais canteiros de obras públicas em execução na cidade.

Com recursos oriundos do Governo Federal, Governo do Estado e contrapartida do Município, a Prefeitura de Apucarana executa atualmente 30 obras de médio e grande porte, que ultrapassam R$ 13 milhões em investimentos. As benfeitorias envolvem as áreas de saúde, assistência social, educação, habitação, cultura, esporte, lazer e de infraestrutura urbana.

Além do prefeito, embarcaram no “city tour” o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), o presidente da Câmara Municipal, José Airton Deco de Araújo e os vereadores Luiz Cordeiro Magalhães Filho, Gilberto Cordeiro de Lima, José Eduardo Antoniassi, Antônio Ananias, Alcides Ramos Júnior. Com exceção da vereadora Telma Reis, os vereadores Mauro Bertoli, Aurita Bertoli, Vladimir José da Silva e Luciano Augusto Molina Ferreira, justificaram a ausência por estarem em viagem.

“Vejo este tipo de programação como de fundamental importância, afinal de contas os vereadores são os representantes legais das comunidades, foram eleitos por voto popular e fiquei muito feliz pelo interesse em estarem participando desta atividade”, salientou o prefeito Beto Preto.

Segundo ele, o tour pelas obras é uma oportunidade do Poder Executivo comprovar a aplicação dos recursos e, ao mesmo tempo, estar à disposição para sanar dúvidas, e ouvir possíveis sugestões para promoção de melhorias nos bairros. “Vamos realizar mais roteiros como estes. Deste modo os vereadores podem visualizar como estão sendo conduzidas na prática, matérias analisadas e aprovadas por eles no Legislativo e comprovar que estamos cumprindo tudo”, pontua o prefeito.

Em nome dos demais vereadores, o presidente Deco enalteceu o volume de obras. “Ficamos impressionados com todas as obras. Tem realmente diversas frentes acontecendo e muitas vezes não temos a dimensão disto. Muito válida esta iniciativa do prefeito, que aproxima o Executivo ao Legislativo, nos municiando de informações para poder responder à sociedade quando somos interpelados. Possibilita que além de conhecimentos, tiremos muitas dúvidas sobre o andamento das obras e viabilidade de novos investimentos”, disse o vereador. Ele comenta que a iniciativa é uma espécie de piloto. “O prefeito nos comunicou que esta pode ser a primeira de muitas outras visitas. De acordo com o nosso interesse, poderemos fazer novos tours temáticos, como giros para verificar a estrutura e atendimentos na área da saúde, educação, assim por diante”, esclarece Deco.

O circuito de visitas teve início com passagem pela Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, onde a prefeitura está executando calçada no entorno de toda a quadra, contemplando também os pacientes da Unidade Básica de Saúde João Mariotto. Na sequência, a van que conduzia as autoridades passou pelo Jardim Novo Horizonte e Jardim Cidade Alta, onde foram vistoriadas as obras de asfalto novo nas vias Alexandre Balan e Guapuruvu, respectivamente, obras de construção do super centro de educação municipal infantil (CMEI) do Jardim Diamantina, obras do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) do Jardim América, edificação da sede própria do Centro de Atendimento da Mulher (CAM) – antigo Iama -, pavimentação do Loteamento da Raposa, ampliação do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Academia da Saúde, anexa à UBS da Vila Nova e, finalmente, o roteiro de visita às obras públicas foi concluído com vistoria à construção das 300 unidades habitacionais do Residencial Jaçanã e residenciais Sumatra II e III, que preveem mais 515 unidades. Ambos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida direcionados a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

Ao visitar o canteiro de obras residenciais, o vice-prefeito Júnior da Femac, destacou aos vereadores a nova concepção colocada em prática. “Aqui teremos tudo integrado: escola, creche, posto de saúde e assistência social através do CRAS”, comunicou. Ele afirmou também que por interferência da atual administração, as casas do Sumatra II, ao invés de forro, estão sendo construídas com laje. “Chamamos a empreiteira para conversar e deu tudo certo. É uma questão de índices de saúde. Com laje pode fazer frio à vontade que não vai prejudicar os moradores”, explicou.

Para concluir o dia, o prefeito e o vice-prefeito de Apucarana levaram os vereadores ao prédio do IBC 2, na Vila Nova, e ao Aeroporto Municipal Capitão João Busse, para verificar o funcionamento da empresa ABS Indústria de Aeronaves, recém-instalada em Apucarana, e da preparação para início de funcionamento da escola de pilotos, onde receberam mais informações do empresário Durval de Moraes Farias.

Confira as obras que estão em execução

OBRA  INVESTIMENTO

CEU - R$ 1,5 milhão