Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Viapar e empresários buscam solução para pedestres

Viapar e empresários buscam solução para pedestres

por Administrador publicado 19/08/2011 09h34, última modificação 08/04/2016 16h58
A pedido do presidente da Câmara de Apucarana Alcides Ramos (DEM), o gerente de engenharia Jackson Seleme e o chefe de departamento de conservação Egilson Leal da Viapar (concessionária de pedágio) estiveram em Apucarana na tarde de ontem (18), analisando a situação da travessia de pedestres do Parque Industrial Norte.

Na semana passada, Alcides esteve em Maringá reunido com o presidente da Viapar apresentando uma solicitação a pedido dos empresários do Parque Industrial que reivindicam melhorias para a travessia dos pedestres que precisam atravessar a rodovia para chegar ao trabalho.

No início do Parque Industrial, próximo ao monumento do boné, há um ponto de circular com sinalização, mas com o decorrer dos anos e o aumento das empresas no local, foram fixados pontos a cada 100 metros e com isso a população prefere atravessar a pista no mesmo local ao invés de caminhar até o primeiro ponto e com isso, segundo os empresários, os próprios funcionários estão correndo risco de sofrer algum acidente como o caso de uma senhora que mês passado quebrou um braço após escorregar no canteiro que separa as duas pistas.

Segundo Jackson, passar a sinalização de um ponto para o outro não resolveria, pois daí seria transferir o problema. “Estamos dispostos a trabalhar juntos e ser parceiros, mas não dá para a cada 100 metros ou a cada ponto implantado nós fazermos uma sinalização, pois isso não garante a segurança das pessoas, o ideal é construir uma passarela, o que não está fixado no contrato entre a Viapar e o Estado”, afirma.

Questionado por Alcides a respeito do valor de uma passarela, Jackson disse que a estimativa é em torno de R$ 400 mil. “São várias empresas que compõe o Parque Industrial, elas juntamente com a prefeitura poderiam fazer uma parceria para a construção de uma passarela”, sugere. Outra orientação apresentada pelo gerente de engenharia foi de os empresários apresentarem um pedido embasado com fotos, depoimentos e abaixo assinado ao Estado para que o mesmo entre com um termo aditivo no contrato firmado com a Viapar, pedindo a implantação de uma passarela no local solicitado.

Após a explicação dos representantes da Viapar, Alcides disse que em parceria e com o apoio dos empresários, vai preparar a documentação e levar em mãos ao secretário de transporte do Paraná José Richa Filho.