Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Votação do Estatuto começa hoje(24)

Votação do Estatuto começa hoje(24)

por Administrador publicado 19/05/2010 12h37, última modificação 08/04/2016 16h45
Acabou ficando para a próxima segunda-feira (24) o início da votação das mudanças no Estatuto dos Servidores Públicos de Apucarana.

Votação do Estatuto começa só no dia 24

Câmara de Apucarana adiou votação por causa de questionamentos de última hora

O presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), havia anunciado o início da votação para a sessão ordinária da última segunda-feira (17), mas houve nova mudança em função de novos questionamentos feitos pelos próprios vereadores. “Nós acabamos chegando a um consenso perto das 20 horas de segunda-feira. Os vereadores, em sua maioria, entenderam então que a votação deveria ficar para a próxima semana para que não se alegue que houve novas mudanças sem prévio conhecimento das partes interessadas”, explicou Bertoli ontem.

A votação começa pela Lei Orgânica do Município, que precisa passar por algumas adaptações. A princípio, o Executivo entendia que era preciso retirar da Lei Orgânica o trecho que vai do Artigo 78 ao 91, por entender que o texto confrontava com o Estatuto do Servidor. Como esse trecho trata sobre os direitos dos servidores, houve reação por parte do Sindicato da categoria e também por parte de funcionários. “Essa questão já está superada, pois as mudanças devem manter os direitos dos servidores”, acrescenta Bertoli.

Na segunda-feira à noite, depois da sessão, ele reuniu os vereadores na sala da presidência para acertar os últimos detalhes. Entre outras coisas, decidiu-se que as votações ligadas ao Estatuto serão em sessão ordinária. Isso já havia sido solicitado em plenário por Júnior da Femac (PDT) e por outros vereadores. “Agora nós queremos que a prefeitura mande o texto final das mudanças, com base no que foi acordado. Assim que o texto chegar, vamos colocá-lo no site da Câmara (www.cma.pr.gov.br), para apreciação de todos os interessados”, acrescentou Bertoli.

A licença-prêmio, que hoje é de 90 dias, tem sido um dos pontos de divergência para encaminhamento da matéria. A Prefeitura quer 30 dias, o Sindicato defende 90. Na Câmara, as discussões giraram entre 30 e 60 dias. Outro ponto que tem provocado debates é a questão da insalubridade. Para alterar a Lei Orgânica são necessários dois terços, ou seja, oito votos. A vereadora Telma Reis (PMDB) é impedida de votar, pois é servidora pública, pertencendo como concursada aos quadros do Legislativo.

registrado em: