Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara faz pesquisa de satisfação sobre atendimento e informações

Câmara faz pesquisa de satisfação sobre atendimento e informações

por Assessoria de Imprensa publicado 12/07/2023 13h55, última modificação 07/08/2023 16h21
Pesquisa, permanente no site da Câmara, é uma das formas para controle interno subsidiar eventuais correções na atuação de departamentos
Câmara faz pesquisa de satisfação sobre atendimento e informações

Reprodução

A Câmara Municipal de Apucarana está fazendo uma pesquisa de opinião pública, estimulada no ambiente digital. A pesquisa está disponível no site da Câmara e sendo estimulada através de compartilhamentos em aplicativos como o Whatsapp e em posts nas redes sociais da Câmara. A ideia é incentivar a participação das pessoas na avaliação dos serviços do Legislativo local. A iniciativa é da Controladoria Interna, setor responsável basicamente pelo autocontrole da organização, que tem atribuições como vigilância, orientação e correção da atuação das demais unidades administrativas do Legislativo de Apucarana.

A pesquisa tem um link permanente de acesso para os cidadãos. Ela pode ser acessada diretamente aqui ou o cidadão pode entrar no site da Câmara de Apucarana e, do lado esquerdo, na aba “Sobre a Câmara”, clicar no último dos nove destaques existentes: “Serviços ao Cidadão”. É nessa página do portal da Câmara na internet onde ficam reunidas uma série de ferramentas que visam a facilitar o acesso das pessoas aos serviços realizados pelo Legislativo Municipal de Apucarana. Essas ferramentas, inclusive, permitem também a participação direta dos cidadãos, que podem contribuir com as melhorias dos serviços ao avaliar a qualidade deles e ao oferecer ideias que podem se transformar em proposições. Nesse espaço, por exemplo, qualquer cidadão pode, inclusive, sugerir ideias para se criar leis no município. Basta rolar até o final da página, onde estará visível o ícone do “Banco de Ideias Legislativas”.

“O Poder Público, de uma forma geral, é orientado com base em princípios como o de transparência, economicidade e eficiência na administração de recursos e bens públicos. Isso significa também procurarmos, sempre, a melhoria de nossos processos. Assim, criamos ferramentas que nos permitam avaliar os serviços, encontrar eventuais falhas e corrigi-las”, explica o presidente do Legislativo, vereador Luciano Molina.

E ele reitera que, em seu segundo período como presidente (Molina já foi presidente da Câmara de 2019 a 2020), tem priorizado ações que promovam a aproximação do Legislativo com a população. “Temos realizado audiências públicas, temos feito sessões ordinárias em escolas, vamos testar voltar a fazer sessões ordinárias à noite, temos convidado constantemente setores da sociedade civil organizada para debater questões importantes e, a partir disso, propor soluções e ações, enfim, estamos nos esforçando para estar cada vez mais próximo de nossa população, sempre procurando estimular a participação popular”, afirma. Molina faz questão de frisar que tem sempre tomado decisões e adotado medidas com o apoio da Mesa Diretora e dos demais vereadores da Legislatura. "Somos um colegiado", ressalta.

Molina lembra que esse contato com representantes da sociedade tem ocorrido frequentemente na Câmara. “Tivemos reuniões com as pessoas surdas e em seguida adotamos o serviço de intérprete de Libras na Câmara. Vereadores se reuniram com empresários e moradores da rua Osvaldo Cruz antes de elaborar o projeto da Rua Gastronômica. Isso se repetiu quando se discutiu e regulamentou a questão de execução do som em bares e lanchonetes. Também cedemos as dependências da Câmara para que os conselhos municipais possam aqui se reunir. Enfim, estamos sempre nos movimentando na direção de nossa gente, para ouvir mais e construir soluções em conjunto”, justifica.

Dentro desse contexto, a Câmara passa também a estimular as pessoas a avaliarem os serviços, com o intuito de monitorar o desempenho e melhorar os processos. O controlador interno da Câmara, o advogado Fábio Yuji Yoshida Hayashida, explica que a pesquisa não só funciona como uma das formas de se cumprir a lei de acesso à informação. “É um feedback dos mais importantes que temos para orientar a gestão de nossos processos. Isso significa respeitar o princípio da transparência, que não é apenas disponibilizar as informações. É também procurar saber como e quais informações estão chegando aos nossos clientes, que são os cidadãos de Apucarana e como isso tem sido útil para eles. Assim, melhoramos nossas relações e o desempenho da Câmara, como órgão público”, explica Yoshida.

Fábio Yoshida formulou a pesquisa, criou o questionário usando a plataforma Google Forms, e tem compartilhado o link nos grupos de servidores, vereadores e comissionados da Câmara, para que esses enviem aos seus contatos, estimulando a avaliação. Da mesma forma, o link da pesquisa passou a ficar disponível no site da Câmara e vem sendo divulgados nas redes sociais do Legislativo. O advogado também destaca que o formulário e o tratamento dos dados estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Adotamos todas as medidas possíveis no sentido de proteger os dados sensíveis de nossos públicos e para estimular a participação de todos. É muito importante que a população participe e nos ajude a melhorar nossos processos e nosso trabalho em favor de Apucarana”, destaca Fábio Yoshida.

O Sistema de controle interno da Câmara Municipal de Apucarana é regulamentado pela Lei nº 32/2020, que institui a Controladoria Geral do Legislativo. Os vereadores aprovaram a legislação em março de 2020 e a Controladoria foi implantada em maio daquele ano, sob presidência de Luciano Molina.